Hoje vamos falar-lhe sobre a Torre de Moncorvo, uma vila localizada no Norte de Portugal, a Sul de Bragança, pela qual passam os rios Sabor e Douro.
Esta vila integra o circuito das Amendoeiras em Flor, de grande beleza, especialmente durante os meses de Fevereiro e Março.
A Torre de Moncorvo possui cadeias montanhosas, planaltos, vales e encostas arborizadas, e a Mata Nacional da Serra do Reboredo, pertencente a Moncorvo, destaca-se pelas diversas espécies de pinheiros, medronheiros, castanheiros, sobreiros e carvalhos que abriga.
A Serra do Reboredo tem ainda uma das jazidas de ferro de maior importância a nível europeu, estendendo-se por aproximadamente 10km.
Esta região possui dois microclimas: no Verão, as temperaturas são bastante elevadas e estimulam a cultura da amendoeira e das oliveiras; no Inverno, as temperaturas chegam a ser negativas, e aí destacam-se os castanheiros e os carvalhos.
A vila de Torre de Moncorvo faz parte da Região Demarcada do Douro, e parte da mesma é considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
Esta vila remonta aos tempos da Idade Média: D. Sancho II outorgou o foral da Vilariça no dia 6 de Junho de 1225, criando o concelho de Santa Cruz da Vilariça, cuja sede se manteve aí até à transferência para Moncorvo, feita por D. Dinis, através de carta de foral em Lisboa, no dia 12 de Abril de 1285.
A partir daí, foram construídas muralhas e um castelo na vila, e deu-se um período de prosperidade económica dos séculos XV a XVII, devido à sua riqueza agrícola.
Ainda hoje, o concelho de Torre de Moncorvo é conhecido pela produção de vinhos de excelência.
Se quiser visitar este local, algo que recomendamos vivamente, sugerimos que aproveite a Feira Medieval, que acontece a 31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2017.
Vale muito a pena, pois o nosso país é lindo! Se concorda, PARTILHE!
