Em Gotemburgo, uma cidade da Suécia, as autoridades decidiram fazer uma experiência que consistiu em diminuir a jornada de trabalho dos funcionários de saúde. O objetivo era conseguir assim reduzir alguns problemas como o nível elevado de stress e depressão. Assim, a carga horária passou de 8 para 6 horas, sem influência no salário.
A Suécia é conhecida por ter a população mais feliz do mundo, pois lá as entidades responsáveis fazem questão de gerir muito bem o dinheiro, sem alienar o equilíbrio vida e o trabalho das pessoas.
Este país faz questão de tratar os seus trabalhadores com respeito, pois não só é um direito humano como também acaba por ajudar as empresas a lucrar.
Passado um ano desta experiência, as autoridades dão a conhecer que os resultados foram muito positivos, pois foram registadas menos faltas, deu-se um aumento da produtividade e uma melhoria na saúde dos trabalhadores.
“Tivemos 40 anos de uma semana de trabalho de 40 anos. Hoje temos uma sociedade com índices mais alto, mais saúde e aposentadoria tardia”, diz Daniel Bernmar, líder do partido de Esquerda na Câmara Municipal de Gotemburgo e também responsável pela experiência que se revelou um sucesso.
Quem sabe, os governantes de Portugal possam colocar os olhos neste caso? Sem dúvida que a qualidade de vida dos portugueses iria subir!
