Num vídeo que se tornou viral nas redes sociais, é possível ver um soldado russo a receber comida por parte do povo ucraniano e a fazer uma chamada de vídeo para a sua mãe.
O vídeo foi partilhado no Twitter por Matthew Luxmoore, repórter do Wall Street Journal, e mostra um jovem em uniforme militar a beber uma bebida e a comer um doce.
Uma mulher também é vista a segurar um telemóvel em frente do soldado, aparentemente à espera que uma chamada de vídeo seja aceite.
Enquanto isso, um homem fora da câmara diz em ucraniano: “Eles estão a dar os vossos filhos como carne para canhão. Estes jovens não sabem para onde estão a ir, apenas vagueiam por aí. Façam-se ouvir! Este jovem está vivo, nada de mal vai acontecer com ele”.
Quando a chamada de vídeo é aceite, o soldado parece desmoronar ao ver a pessoa do lado de lá. Então, uma voz feminina diz: “Está tudo bem, filho. Está tudo bem. Como posso recuperar-te?”.
“Eles entrarão em contato consigo mais tarde, Natasha. Não se procupe, ele está são e salvo”, disse a mulher que segurava no telemóvel.
Embora o soldado não pareça dizer nada no vídeo, ele manda um beijo antes da chamada terminar.
Desde que Luxmoore o publicou, o vídeo recebeu milhares de comentários e milhões de visualizações.
Segundo um alto funcionário da defesa dos EUA, o declínio da moral levou algumas tropas russas envolvidas na invasão da Ucrânia a renderem-se “sem dar luta” às forças locais.
Video shared on Ukrainian channels of a captured Russian soldier apparently being fed by locals. The post says he burst into tears when he was allowed to video-call his mother. So many of these troops are just teenagers, with absolutely no clue what this war is really for. pic.twitter.com/oCPUC8cKcO
— Matthew Luxmoore (@mjluxmoore) March 2, 2022
PARTILHE!