Curiosidades

Sistema educacional da Dinamarca tem a Empatia como matéria nas escolas

No que toca a educar uma criança, a maioria dos sistemas escolares concentra-se principalmente, senão inteiramente, em assuntos académicos como matemática, inglês e ciências, deixando de fora algumas das lições mais importantes que um jovem deve aprender e manter ao longo da sua vida, como bondade, empatia, humildade, entre outras.

Embora as consequências devastadoras desse descuido se tornem evidentes em muitas das notícia que ouvimos diariamente, a Dinamarca, nação que tem sido consistentemente eleita um dos lugares mais felizes do mundo segundo o Relatório de Felicidade Mundial da ONU, reconheceu e preencheu essa lacuna na educação há anos.

O livro “The Danish Way of Parenting”, do psicoterapeuta e educador dinamarquês Iben Sandahl, e Jessica Alexander, autora e psicóloga americana, afirma que o facto de as crianças na Dinamarca aprenderem sobre a empatia desde tenra idade, tanto dentro como fora da escola, pode ter algo a ver com o bem-estar geral da população do país.

“As crianças do sistema escolar dinamarquês beneficiam de um programa nacional obrigatório chamado Step by Step já na pré-escola. As crianças veem fotografias de outras crianças, cada uma a exibir uma emoção diferente: tristeza, medo, raiva, frustração, felicidade e assim por diante”, explica Jessica.

Para além disso, o programa envolve debates sobre os sentimentos de cada criança. Esta atividade ensina-os a conceituar os seus próprios sentimentos e os dos outros, bem como empatia, resolução de problemas, autocontrolo e a importância de saber expressões faciais.

“Uma parte essencial do programa é que os facilitadores e as crianças não julgam as emoções que veem; em vez disso, eles simplesmente reconhecem e respeitam esses sentimentos”, acrescentou Jessica, citando outro programa popular chamado CAT-kit, que visa melhorar a consciência emocional e a empatia.

O CAT-kit foca-se em ensinar as crianças a articular experiências, pensamentos, sentimentos e sentidos, através do uso de cartões de imagens de rostos e imagens do corpo.

“Outra ferramenta é chamada de Meu Círculo: as crianças desenham os seus amigos, familiares, profissionais e estranhos em diferentes partes do círculo como parte de um exercício para aprender a compreender melhor os outros”, explicou Jessica.

A Mary Foundation, programa anti-bullying implementado em todo o país, também contribuiu para o treino de empatia nas escolas, incentivando crianças dos 3 aos 8 anos a falar sobre bullying e aprender a tornar-se mais cuidadosos uns com os outros. “Este programa produziu resultados positivos, e mais de 98% dos professores dizem que o recomendariam a outras instituições”, disse Jessica.

As escolas dinamarquesas também adotam métodos de treino de empatia menos óbvios, misturando subtil e gradualmente crianças com diferentes pontos fortes e fracos.

Os alunos que se saem bem nos estudos são ensinados juntamente com aqueles que não são tão fortes academicamente, enquanto as crianças tímidas são emparelhadas com outras mais extrovertidas. Ao fazer isso, as escolas visam mostrar aos alunos que todos têm qualidades positivas e, assim, motivá-los a apoiar uns aos outros nos seus esforços para alcançar o nível seguinte.

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