Alguma vez te perguntaste para que servem aqueles pequenos botões (rebites) das calças? A verdade é que são bastante úteis!
As calças de ganga, ou jeans, são muito utilizadas na atualidade por serem práticas e fáceis de conjugar, e estima-se que nos Estados Unidos cada mulher possua em média 7 calças de ganga. Apesar da sua popularidade, poucas pessoas conhecem a sua história ou para que serve cada detalhe desta peça de roupa, como os pequenos botões dos bolsos.
A ganga tornou-se popular devido à necessidade dos mineiros terem um uniforme resistente, dado que as suas roupas não aguentavam as pesadas tarefas do seu trabalho. Assim, no ano de 1850, na Califórnia, o alemão Oscar Levi-Strauss teve a ideia de utilizar este tecido para esse mesmo fim. E foi um verdadeiro sucesso!
Quanto aos pequenos botões dos bolsos, estes surgiram porque o alfaiate Jacob Davis era regularmente procurado por mineiros para remendar os bolsos, que se resgavam e se soltavam pois eram apenas costurados nas calças e obrigados a suportar ferramentas pesadas.
Então, Jacob adicionou os rebites, colocados em pontos estratégicos dos bolsos – as extremidades -, de maneira a reforçar a costura.
Apesar de a ideia ser bastante inteligente, o alfaiate não teve dinheiro suficiente para patentear a ideia, e foi aí que procurou Levi Strauss. O alemão ajudou-o a pagar a patente da ideia e passou a fabricar os seus modelos de calças de ganga com a novidade.
A ideia de Jacob solucionou o problema dos bolsos da altura, mas atualmente apenas existem por questões de estética, dado que já ninguém precisa de carregar ferramentas pesadas nos bolsos.