Esta é uma história comovente que está a correr o mundo, tudo aconteceu durante uma das provas mais difíceis do planeta a mítica “Adventure Racing World Championship”, que decorreu este ano no Equador. Uma prova que leva cinquenta equipas de todo o mundo a percorrer 710 km, entre elas encontrava-se a equipa da Suécia que durante a prova cruzou-se com um cão abandonado, a quem deram uma almôndega.
Longe estava Mikael Lindnord, o capitão da equipa formada por quatro elementos, de prever o que iria acontecer a seguir deste pequeno gesto. O cão Arthur, nome que colocaram ao fiel amigo, não mais os largou desde esse momento percorrendo com a equipa cerca de 40 km por trilhos de extremo grau de dificuldade por entre lama e densa floresta.
Não bastando isso o pequeno animal na parte final da prova, onde a equipa teria de percorrer cerca de 60 km em caiaque, o cão não queria abandonar os novos amigos, mas os elementos da equipa acharam por bem o cão não ir com eles por se encontrar bastante desidratado. O cão ficou à guarda dos juízes da prova enquanto a equipa iniciou a prova de caiaque, quando Arthur surpreendeu todos e fugiu dos juízes para dentro de água nadando até ao caiaque dos suecos.
Mikael Lindnord foi com a sua equipa com o objectivo de vencer a prova no Equador, a sua equipa terminou no 12º lugar da competição, mas Mikael ganhou um grande amigo para o resto da sua vida!