Emocionante

Quando a esposa ficou cega e triste, ele cavou durante 20 anos. O país ficou comovido com o esforço deste marido

Existe uma residência no Japão que, todas as primaveras, se torna tema nos jornais. Essa residência pertence ao casal Kuroki, e localiza-se no povoado de Shintomi. Ao longo dos anos, foi-se tornando numa atração turística por causa da história que está por trás dela. Sempre que chega o mês de abril, milhares de pessoas visitam a residência para ver o tapete de flores que cobre todo o jardim do casal.

Durante os últimos 20 anos da sua existência, Toshiyuki, o homem de 86 anos, plantou flores no quintal. Enquanto ele trata de todo o jardim, a sua mulher, Yasuko, de 76 anos, vai recebendo os turistas sorridente. E, apesar do jardim ser dedicado a ela, Yasuko nunca o chegou a ver, o que deixa as pessoas surpreendidas. Mas o que as surpreende ainda mais é a história por trás de todo aquele jardim:

inline_7452_56c5f5b0aa351

O casal Kuroki casou-se em 1956, e apesar de ter sido um casamento arranjado, rapidamente se aperceberam que tinham sido feitos um para o outro. Apesar de sobreviverem apenas do que a agricultura lhes trazia, felicidade nunca lhes faltou, em grande parte graças ao otimismo de Yasuko. Tiveram 3 filhos, o que os levou a começar a produzir lacticínios também. Trabalhavam todos os dias do ano para conseguir cuidar de tudo o que tinham, e conseguiram-no fazer durante 20 anos, ao mesmo tempo que cuidavam dos seus filhos.

inline_7452_56c5f5c0081c1

Passados 30 anos de casamento, começaram a pensar em reduzir a quantidade de trabalho e em aumentar a quantidade de lazer, pensando em viajar por todo o Japão e visitar todos os lugares bonitos que ele tinha para lhes proporcionar. Durante muitos anos pouparam juntos e Toshiyuki prometeu que aquele sonho se iria concretizar, para a compensar por toda uma vida de apoio sem qualquer queixa. Mas o futuro é incerto, e uma tragédia aconteceu com este casal, algo que ninguém esperava.

inline_7452_56c5f5cc91b10

Certo dia, a mulher perdeu grande parte da sua visão, vendo apenas borrões, e queixando-se de que nem as vacas conseguia ver. Toshiyuki levou-a de imediato ao oftalmologista, mas este não foi capaz de identificar a origem do problema. Apenas uma semana passada, Yasuko já tinha perdido a visão por completo. Foi então levada ao hospital, onde identificaram a origem como sendo diabetes. Yasuko tinha neste momento 52 anos e para uma pessoa tão ativa, isto era o pior que podia acontecer, mudando por completo a sua vida e a do seu marido. Como ela não tinha capacidade para trabalhar, foram obrigados a abandonar o trabalho de campo, pois Toshiyuki não era capaz de cuidar 60 vacas sozinho. Mas ele não se preocupou muito com isso, apenas ficou destroçado por não ter dado mais atenção à saúde da sua mulher em vez do trabalho. Tudo com que o casal tinha sonhado não podia mais passar disso, de um sonho.

inline_7452_56c5f5ddddd50

Tudo isto também destroçou Yasuko, que perdeu o seu sorriso e grande parte da vontade de falar e de alegrar os que a rodeavam. Toshiyuki esforçava-se todos os dias para a tentar alegrar, mas à medida que o tempo passava ela só ficava mais deprimida. Yasuko começou a passar mais tempo sozinha em casa sem falar com ninguém, como se tivesse perdido toda a esperança, deixando a escuridão ganhar. O seu marido começou-se a sentir-se inútil e triste por não ser capaz de fazer nada por ela.

inline_7452_56c5f5e92066c

Na primavera seguinte à descoberta da cegueira de Yasuko, Toshiyuki reparou que havia várias pessoas a olhar para o seu jardim. Envergonhado, questionou-se o que estariam aquelas pessoas a observar. Foi então que se apercebeu que estavam a olhar para as flores que ele tinha plantado no ano anterior. Foi nesse momento que ele decidiu dedicar mais tempo ao seu jardim e às flores. A ideia dele passava pelo seguinte: se Yasuko não saía de casa para estar com outras pessoas, porque não atrair as outras pessoas até ela? Então, dedicou os dois anos seguintes a revolver a terra e a plantar flores por todo o jardim, e talvez assim conseguisse atrair pessoas para conviver com Yasuko.

inline_7452_56c5f5f4d6621

A cada ano, mais pessoas iam visitando a residência para ver aquele jardim que cada vez mais rosa se tornava. O plano de Toshiyuki resultou, e o jardim devolveu mesmo o sorriso a Yasuko, que ia recebendo os turistas alegremente.

inline_7452_56c5f6036e427

inline_7452_56c5f61374068

inline_7452_56c5f617a5d46

Hoje em dia, o tapete de flores estende-se por 3000m², e dá a volta a toda a residência dos Kuroki. É uma visão do outro mundo! Na altura de florescerem, pela primavera, o jardim chega a ser visitado por 3000 a 5000 pessoas nos fins-de-semana. O que era uma propriedade privada tornou-se num foco de turismo muito grande no país. Tudo foi desenhado e projetado por Toshiyuki, até mesmo os caminhos e os bancos, tudo feito a pensar numa forma de a sua mulher se sentir segura e mais feliz. Ainda hoje dedica algumas horas do seu dia para melhorar o seu jardim.

inline_7452_56c5f62ebca16

inline_7452_56c5f633ed7b8

inline_7452_56c5f6380ccec

inline_7452_56c5f63c90e1e

Gosto desta publicação -->
inline_7452_56c5f6403be21

Cada flor deste magnífico jardim simboliza o amor do casal. É uma história muito bonita e capaz de dar esperança às novas gerações de que o amor é algo que ainda existe e que por ele vale a pena lutar, pois é o que pode iluminar o nosso caminho. Agora já sabes, se um dia fores para os lados do Japão não deixes de visitar o jardim e este casal.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh