No dia 10 de maio, uma emergência médica deixou um piloto num pequeno avião particular incapaz de pilotar o voo. No ar, um dos dois passageiros a bordo não teve escolha a não ser fazer o trabalho sozinho.
O homem em questão era passageiro de um Cessna Caravan, um avião que pode transportar até 13 passageiros, quando voava perto de Boca Raton, na Flórida. Na altura, o passageiro não sabia onde o avião estava localizado e teve de descobrir como entrar em contacto com o controlo de tráfego aéreo para obter assistência.
Felizmente, foi capaz de entrar no rádio e obter ajuda, mas até os próprios profissionais ficaram surpreendidos com a sua desenvoltura.
Ver esta publicação no Instagram
Depois do homem entrar em contacto via rádio, o controlo de tráfego aéreo conseguiu coloca-lo a falar com um homem que também era instrutor de voo para ajudá-lo a aterrar o avião.
Com a ajuda de uma imagem do Google, o controlador conseguiu descobrir o equipamento o avião tinha e ajudar o homem com zero experiência de voo a aterrar o avião em segurança.
O passageiro nunca imaginou que poderia haver uma situação que o obrigasse a assumir o controle da aeronave, mas o momento chegou quando o piloto ficou “incoerente” como resultado de uma emergência médica. O passageiro fez tudo o que pôde para manter a calma ao entrar em contato com o controlo de tráfego aéreo.
Incapacitated pilot, passenger lands plane— INCREDIBLE work by hero air traffic controller (and flight instructor) Robert Morgan. Live on @NewDay this morning. pic.twitter.com/sDlquPLEBE
— Pete Muntean (@petemuntean) May 11, 2022
“Tenho uma situação séria aqui. O piloto está incapaz de pilotar e não faço ideia de como o fazer”, disse o passageiro não identificado no áudio.
“Tente manter as asas niveladas e veja se pode começar a descer. Empurre os controles para a frente e desça muito lentamente”, disse o controlador de tráfego aéreo.
Air traffic controllers expertly instructed the man as he safely landed a single-engine Cessna at Palm Beach International Airport in Florida. https://t.co/r8tV8ycMkJ
— HuffPost (@HuffPost) May 11, 2022
“Tente seguir a costa para o norte ou para o sul. Estamos a tentar localizá-lo”, acrescentou.
Assim que localizaram o avião, encaminharam-no para o Aeroporto Internacional de Palm Beach, que era a maior e mais próxima área para o avião pousar. O avião estava um pouco instável quando desceu, mas ainda assim aterrou de forma segura.
“Um passageiro acabou de aterrar aquele avião”, disse o operador da torre a um piloto da American Airlines à espera para levantar voo.
“Oh meu Deus. Ótimo trabalho”, respondeu o piloto. PARTILHE!