Curiosidades

Porque é que os avós confundem os nomes dos filhos e dos netos? Existe uma explicação… e é belíssima!

Quase de certeza que os seus avós já confundiram o seu nome com o de outra pessoa da família, como um irmão ou primo. Muitas vezes, isso gera algum incómodo, porque geralmente as pessoas pensam que o avô ou a avó não gostam o suficiente delas para se lembrar do seu nome.

Contudo, isso não é bem assim, e há uma explicação científica dada através de um estudo interessante que foi publicado na revista Memory and Cognition.

Esse estudo contou com mais de 1700 pessoas de todas as idades, que foram questionadas sobre se alguma vez foram chamadas pelo nome errado por alguém. Nos casos positivos, os especialistas investigaram o tipo de correlação existente entre os dois nomes.

A conclusão foi que, no geral, os nomes são trocados entre indivíduos do mesmo grupo social ou categoria familiar, logo quem troca os nomes fá-lo pois considera as duas pessoas igualmente importantes.

Assim, quando por exemplo um professor confunde o nome de um aluno com outro, não o faz por serem parecidos fisicamente ou necessariamente por falta de atenção, mas sim porque o seu cérebro juntou todos os nomes na mesma categoria (alunos) e trata-os da mesma forma.

Voltando ao contexto familiar, os avós não trocam os nomes por serem distraídos ou preferirem um neto a outro – pelo contrário, eles trocam-nos porque gostam de todos por igual. PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh