Muitas pessoas sentem-se fascinadas por este tipo de fotografia e também pelos locais que são retratados nelas. Muitos destes locais tornaram-se motivo de culto de exploradores urbanos que aos fins de semana mergulham no mundo sombrio de locais abandonados.
Como são lugares abandonados e corroidos pelo tempo, há que ter bastante precaução e até conhecer um pouco da arquitetura antes de se aventurarem.
A exploração urbana, ou urbex, é o hobby que consiste em visitar locais abandonados, como fábricas, túneis, catacumbas, parques ou cidades inteiras abandonadas. Alguns desses exploradores resolveram juntar a adrenalina de se aventurar por esses lugares com a arte da fotografia. Os resultados, quase sempre, são imagens impressionantes, que mostram que há sim beleza no caos e na decadência.
Para chegar aos locais mais interessantes, os exploradores têm que desrespeitar algumas normas, a não ser uma: “nunca tirar nada a mais que fotografias e não deixar nada além de pegadas”.
A prática pode ser considerada arriscada. Afinal o urbex também significa entrar sem autorização em propriedades alheias e há muitos riscos envolvidos, como a presença de seguranças, cães, sensores de movimentos, madeira podre, ferrugem, bichos peçonhentos, drogados…
Foi com este intuito que dois exploradores urbanos de locais abandonados fizeram uma boa compilação desses lugares por todo o mundo, que consideram como os mais bonitos. Dê uma olhada e veja se concorda.
Mete um gosto e partilha!