Curiosidades

O mau hábito de se sentir ofendido por qualquer coisa

Todos conhecemos alguém que facilmente se sente ofendido, seja uma por uma mera expressão, uma piada trivial ou um simples esquecimento.

Não é nada fácil lidar com este tipo de pessoas, porque as suas reações são imprevisíveis e esgotantes e acabam por nos impedir de ser nós mesmos.

Por norma, sentimo-nos ofendidos quando alguém nos trata com superioridade ou nos falta ao respeito. A diferença em relação às pessoas que se sentem ofendidas por tudo, é que ficam assim por muitos outros motivos, tais como:

  • Sentimento de inferioridade (falta de autoestima faz com que distorçam a realidade);
  • Egocentrismo (ego desmedido leva a que achem que são o centro das atenções e críticas);
  • Pensamento rígido (mentalidade fechada gera pensamentos negativos).

Se costuma sentir-se ofendido por tudo e todos, pode ser difícil separar um verdadeiro ataque de um que só se passa na sua cabeça. É perfeitamente legítimo querer defender-se de uma ofensa verdadeira, mas se estiver sempre a ver ofensas onde não há pode acabar por afastar muitas pessoas e estragar relações.

Para ajudar, aqui ficam algumas dicas:

  • Ninguém o ofende, é você que se ofende

Repita esta frase como um mantra para o ajudar a perceber quando uma ofensa é ou não intencional. Ninguém tem obrigação de corresponder às nossas expectativas, e se ficar ofendido com isso, talvez o erro não esteja nos outros.

  • Nenhuma opinião, seja positiva ou negativa, vai mudar a sua vida

Procure não dar demasiada importância ao que os outros pensam e dizem. As opiniões não vão mudar a sua vida, e o melhor é manter-se à tona de tudo isso.

  • Deixe as pessoas ser como são

Somos todos diferentes, à nossa maneira, e não há nada de errado com isso. O verdadeiro desafio está em aceitar a personalidade dos que nos rodeiam sem os querer obrigar a mudar.

  • Ria de si próprio

Tente não se levar tão a sério e aprenda a rir de si próprio, dando menos importância ao que os outros pensam.

Não é bom ser insensível, mas demasiado sensível também pode ser muito prejudicial para si e para quem o rodeia.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh