Curiosidades

Nesta ilha do Oceano Pacífico, parte da população negra é naturalmente loira

O cabelo loiro sempre foi associado aos caucasianos, mas os melanésios das Ilhas Salomão são um povo negro naturalmente loiro do exterior da Europa.

Os melanésios são naturais das ilhas do Pacífico Sul e são um povo que migrou há milhares de anos, muito antes dos negros que foram para as Américas como escravos.

A Melanésia é uma sub-região da Oceânia que se estende desde a extremidade ocidental do Oceano Pacífico até ao Mar de Arafura e para o leste até Fiji. A região compreende a maioria das ilhas imediatamente ao norte e nordeste da Austrália, incluindo os países de Papua Nova Guiné, Fiji, Vanuatu, Ilha de Salomão e Nova Caledónia. O nome Melanésia foi usado pela primeira vez por Jules Dumont d’Urville em 1832, para denotar um agrupamento étnico e geográfico de ilhas distintas da Polinésia e da Micronésia.

Até muito recentemente, os indígenas melanésios praticavam o canibalismo, caça de cabeças, sequestro e escravidão, assim como a tribo Asmat, mas com o contacto com europeus, a população agora é predominantemente cristã. No entanto, mais de 90% leva vidas rurais.

O povo melanésio das Ilhas Salomão é uma referência de interesse relativamente às características de pele escura e cabelos loiros.

Embora a população indígena melanésia das ilhas possua a pele mais escura fora de África, entre 5 e 10% tem cabelos loiros brilhantes.

Existem várias teorias sobre como isso pode ter acontecido naturalmente, como a exposição ao sol e o clareamento com sal, alto consumo de peixe ou herança genética de cruzamentos com americanos/europeus que fundaram as ilhas.

Sean Myles, geneticista da faculdade de agricultura da Nova Escócia, no Canadá, conduziu uma análise genética em amostras de saliva e cabelo de 1.209 residentes da Ilha Salomão da Melanésia.

Comparando 43 nativos loiros e 42 nativos morenos, ele descobriu que os loiros carregavam duas cópias de um gene mutante que está presente em 26% da população da ilha.

O povo melanésio tem um gene TYRP1 nativo que é parcialmente responsável pelo cabelo loiro e pela melanina, e é totalmente distinto do dos caucasianos, pois não existe nos seus genes.

Trata-se de um gene recessivo que é mais comum em crianças do que em adultos, sendo que os cabelos têm tendência a escurecer conforme o indivíduo envelhece.

Isto contribui para as teorias de que os negros africanos foram os primeiros homo sapiens e que todas as raças vieram da raça negra africana.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh