Emocionante

Juiz pede à criança para descrever a relação que tem com o seu professor. Quando ele chora, todos ficam em silêncio

Esta é a história de Javier Castellano, um homem nascido na Argentina, que mudou para Barcelona depois de acabar o curso.

Javier tinha um ótimo emprego, um salário bastante bom e a oportunidade de viajar com frequência, mas ainda assim sentia que lhe faltava algo.

Assim, decidiu regressar à Argentina com 34 anos, onde comprou um campo de 11 hectares e uma casa de pedra numa aldeia chamada “Los Algarrobos”, com apenas 50 habitantes.

Embora ainda não soubesse, aquele seria o local onde se acabaria por dar a grande aventura da sua vida. Como não conhecia ninguém, Javier aproximou-se da escola rural de 16 alunos, onde um único professor ensinava tudo e também era diretor.

Todas as crianças frequentavam a mesma turma, independentemente da sua idade, e provinham de famílias pobres, maior parte analfabetas.

“Quando vi que o governo lhes tinha enviado alguns computadores, mas ninguém os sabia usar, eu disse: não se preocupe, eu posso vir ensinar, não preciso que paguem”, conta Javier.

Durante o seu trabalho como professor de informática, Javier conheceu Gabriel, um menino de 5 anos que morava sozinho com a avó Adela, numa pequena sala com chão de terra, sem eletricidade nem água.

Infelizmente, os pais de Gabriel tinham-no deixado com a avó por não ter posses para tratar dele, e a sua mãe sofria de distúrbios mentais.

Apesar de nunca ter saído do país e ser analfabeta, Adela sabia que Gabriel precisava de uma educação. Javier ficou sensibilizado com a história do menino e da sua avó corajosa, e acabou por se tornar um grande amigo dos dois.

Javier deu uma prenda de anos a Gabriel, que nunca tinha comemorado o seu aniversário anteriormente, e ficou emocionado pela forma como o menino conseguia ser alegre e ter um bom fundo, mesmo já tendo passado por tanto.

Pouco tempo depois, Adela foi diagnosticada com cancro, e mesmo tendo realizado tratamentos de quimioterapia, acabou por falecer e deixar Gabriel sem ninguém.

Então, um comité juntou-se para decidir como seria o futuro do menino, que já não tinha tutor, e ao ver que ninguém se oferecia para cuidar dele, Javier chegou-se à frente e ofereceu-se para ser ele o tutor.

É certo que Gabriel e Javier não têm laços biológicos, mas é impossível ficar indiferente à proximidade que demonstram ter, e por isso Javier recebeu a tutela do menino.

Contudo, a lei estipulava que Gabriel só ficaria com o professor até encontrar uma nova família, pois na Argentina não é possível o tutor adotar a criança sob os seus cuidados.

Assim, quando a tutela acabou, Gabriel tinha 11 anos e o desespero instalou-se. A única alternativa era levar o caso a um juiz, na esperança de que este se mostrasse compreensivo.

No julgamento, até mesmo os pais biológicos do menino defenderam que este devia continuar entregue a Javier. Contudo, foi a declaração de Gabriel que deixou todos emocionados.

O menino, com lágrimas nos olhos, disse que não se queria separar do seu “pai-professor” que tinha ido viver para a aldeia de repente e aberto um mundo de oportunidades para ele.

O juiz ainda levou algum tempo a decidir, mas no final declarou algo que deixou toda a gente a chorar de alegria: Javier ir poder adotar Gabriel!

Desta forma, numa pacata alteia argentina, Javier tornou-se pai… o destino tem destas coisas.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh