Segundo um estudo da Universidade de Kingston, na Inglaterra, manter a cama desfeita é uma forma de acabar com os ácaros que vivem nela. Sabias que pode existir até um milhão e meio de ácaros na tua cama? E que deixá-la por fazer pode ajudar a prevenir uma grande quantidade de alergias e problemas respiratórios?
Porquê? Porque os ácaros precisam de calor e humidade para sobreviver, e uma cama aberta tem tendência a ser mais fria e seca do que uma cama feita. Assim, os bichinhos são mortos por desidratação.

Estes animais concentram-se bastante em colchões, mantas de lã, almofadas de penas, tapetes, alcatifas, sofás e bonecos de peluche e desenvolvem-se em condições de humidade superior à média de 70 a 80% e de temperatura superior a 20ºC. Em altitudes superiores a 1200m, os ácaros deixam de ter condições para sobreviver. Assim, a estadia em regiões montanhosas pode aliviar certas alergias.
Os ácaros vivem 2 a 3 meses, durante os quais acasalam 1 a 2 vezes, originando cerca de 20 a 50 ovos. A altura mais propícia para o acasalamento são as estações da Primavera e do Outono.
Para te livrares destas pragas nos colchões, deves reduzir o alimento disponível para a sua sobrevivência, das seguintes formas:
- Areja a casa de maneira a que o sol entre e que os colchões e almofadas respirem;
- Os ácaros adoram pó, por isso aspira os colchões, as carpetes e as almofadas regularmente;
- Troca a roupa de cama uma vez por semana e aproveita para virar o colchão;
- Faz uma higienização dos colchões de 6 em 6 meses, pois no espaço de 1 ano um colchão pode acumular até 5 milhões de ácaros.
Partilha!
