O estilo de vida cada vez mais apressado que levamos deixa-nos muito pouco tempo para cuidarmos de nós próprios. Entre o trabalho, a casa, a família, os amigos, acabamos quase sempre por nos desleixar e colocamos de parte a prática de exercício físico, que é essencial para sermos saudáveis.
Isto resulta num sedentarismo, ou seja, uma completa falta de atividade física, que pode levar a problemas de saúde como obesidade e pressão alta, e problemas psicológicos como stress, ansiedade, depressão e insónias. Não há como fugir a este facto: é necessário movimento para ter qualidade de vida.
E não ter muito tempo, dinheiro ou vontade para frequentar um ginásio ou fazer um desporto não é desculpa, pois há sempre tempo e lugar para fazer uma caminhada.
Sabias que caminhar pode ajudar a emagrecer 2 a 3kg por mês? É verdade, se andares a um ritmo acelerado durante 1 hora, podes queimar 400 calorias, o que já é muito bom!
No espaço de 6 meses, se caminhares 6 dias por semana e tiveres algum cuidado na alimentação, podes perder até 12kg!
Para além de ajudar a emagrecer, fazer caminhadas diminui o risco de doenças como acidente vascular cerebral (AVC), osteoporose, artrose, obesidade, diabetes, prisão de ventre, cancro do intestino, depressão, ansiedade, colesterol alto e hipertensão!
Como se não bastasse, as caminhadas ainda libertam endorfinas, conhecidas como hormonas da felicidade, responsáveis pela nossa alegria e boa disposição.
A forma correta de fazer caminhadas é caminhar a um ritmo acelerado e prestando atenção à postura corporal.
A parte inferior do corpo é responsável por sustentar todo o corpo pois carrega todo o seu peso, o que acaba por gastar muitas calorias.
A barriga deve estar bem posicionada, reta e encaixada, para forçar os músculos abdominais e ajudar a eliminar o excesso de gordura dessa área.
Deves procurar manter uma postura reta, com a coluna direita e o queixo perpendicular ao chão, e olhar sempre em frente.
Movimenta os braços de forma livre e vigorosamente.
Deves utilizar ténis confortáveis e adequados aos teus pés e optar por roupas de algodão.
Não te esqueças de levar sempre uma garrafa de água para não correres o risco de ficar desidratado.
Começa já, não custa nada e os resultados valem totalmente a pena!