A Misericórdia de Mangualde acolheu um casal de sírios, o homem contabilista e a mulher, grávida e estudante.
Esta família síria chegou através da Turquia e da Grécia e terá manifestando interesse em ir para a Noruega. Depois de duas horas em Lisboa acabaram enviados para Mangualde de onde desapareceram durante a noite, sem deixar contacto ou pistas quanto ao seu paradeiro.
Chegaram na companhia de 4 filhos. Ficaram alojados num apartamento T4, foram acompanhados por um técnico social que enquanto militar estivera nos Balcãs e conheceu a realidade islâmica e integrados na sociedade.
O casal, ele com 30 anos e ela com 23, tem quatro filhos de 7 meses, três, oito e 10 anos. A mulher estaria grávida do quinto filho. Chegaram a Portugal, via Grécia, e foram levados para Mangualde, onde ficaram alojados, primeiro num hotel, e depois num T4 disponibilizado pela Santa Casa da Misericórdia. “Proporcionámos a esta família tudo aquilo que precisavam. Casa, comida, eletrodomésticos, dinheiro para as necessidades básicas, médico de família, escola para os filhos e até fomos a Viseu indicar-lhes a mesquita para praticarem o culto. Por isso, foi com enorme surpresa que nos apercebemos da fuga”, contou ontem ao CM José Carlos Tomás, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.
A União das Misericórdias comunicou a fuga ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que procede a diligências com vista a localizar a família.