O ataque cardíaco encontra-se entre as principais causas de morte no mundo, e pode ser provocado por problemas como pressão arterial elevada, colesterol alto e o vício de fumar.
Portanto, se conseguires manter a pressão arterial e o colesterol controlados e ficar longe do tabaco, já estás no bom caminho para evitar problemas cardíacos.
Contudo, existem outos problemas que devem igualmente ser evitados, tal como o desenvolvimento de diabetes, obesidade, má alimentação, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Mas como não conseguimos controlar tudo, é importante pelo menos conhecer os sintomas de um ataque cardíaco, que podem aparecer até um mês antes de este ocorrer:
- Desconforto no peito
Quer se trate de uma pressão no peito, um ardor ou uma espécie de beliscão, o desconforto no peito é um sinal alarmante que pode surgir durante a prática de exercício físico ou até mesmo enquanto uma pessoa descansa. Porém, é possível que um ataque cardíaco aconteça sem se sentir desconforto, em especial no caso das mulheres.
- Cansaço
Quando se sente cansaço sem explicação, o coração a bombear mais rápido que o normal e as tarefas simples a tornarem-se cada vez mais cansativas, é de estranhar. Fica atento se deres conta que estás a dormir mais tempo durante a noite ou se fazes várias sestas durante o dia!
- Tosse e constipações duradouras
Por vezes, uma constipação que se recusa a passar pode indicar insuficiência cardíaca. Nesse caso, deves prestar atenção à cor do muco, que de preferência deve ser banco. Se for rosado, pode significar presença de sangue e é importante verificar se está relacionado com o coração.
- Inchaço
Quando o coração se tem de esforçar para bombear o sangue no corpo, as veias podem inchar. Podes aperceber-te do inchaço pelos pés, pernas e tornozelos, que são as partes mais distantes do coração. A cianose periférica, que se trata de uma coloração azulada, também pode ser vista nas extremidades.
- Tonturas
Quando o sangue fica limitado, o coração enfraquece e o cérebro fica impedido de absorver a quantidade ideal de oxigénio, resultando disso as tonturas.
- Falta de ar
O coração e pulmões trabalham juntos, e por isso quando o primeiro tem dificuldades, os pulmões deixam de ter o oxigénio necessário, provocando dificuldades a respirar.
Partilha a informação!