Casa

Este incrível condomínio florestal é a combinação perfeita da natureza com a arquitetura

O arquiteto Luciano Pia levou o conceito de selva urbana ao próximo nível ao criar o 25 Verde, um prédio de apartamentos em Turim, na Itália, que parece uma floresta.

O complexo de 5 andares e 63 unidades residenciais foi construído com aço e colunas em forma de troncos de árvores, dando-lhe a aparência de uma casa na árvore moderna.

Aoo todo, 150 árvores crescem em terraços com formas irregulares e jardins exuberantes cobrem os telhados, animando a cidade industrial.

O 25 Verde não é apenas uma festa para os olhos – também serve um propósito maior. Com as suas árvores, a estrutura absorve aproximadamente 200 mil litros de dióxido de carbono e produz 150 mil litros de oxigénio por hora.

Essa absorção natural protege os moradores da poluição do ar e do ruído, eliminando os gases nocivos dos carros e os sons ásperos das ruas movimentadas do lado de fora.

As varandas e terraços proporcionam aos moradores o ponto de vista perfeito para contemplar os Alpes a oeste e as colinas a leste, sendo que os ocupantes do piso superior podem desfrutar do seu próprio jardim privado.

Mas o interior é onde a verdadeira ação acontece, em que os inquilinos podem admirar constantemente um oásis verde raramente visto em cidades como Turim.

O interior do 25 Verde também possui um jardim elevado no centro que cria um caminho para os apartamentos. As plantas atraem pássaros, e o concreto sombreado pelas árvores na maior parte do dia exala ar fresco.

Além da sombra, as plantas de folha caduca e as sempre-vivas também garantem maior penetração de luz durante o inverno. O complexo conta ainda com lagos no pátio, onde as pessoas podem relaxar durante o verão.

Este complexo de apartamentos único é a antítese dos blocos de concreto e tijolos ordenados comumente vistos na área. Tem uma estratificação em arcada, com os apartamentos dispostos em blocos e articulados em alguns lugares por cantos curvos.

As plantas, sustentadas pela água da chuva colhida pelo edifício, foram posicionadas de acordo com as suas necessidades de sol. Os arbustos de bambu aquecem na sombra da tarde do interior, enquanto as árvores na fachada sul recebem luz solar direta durante todo o dia.

O edifício dispõe ainda de um sistema de aquecimento e arrefecimento que utiliza águas subterrâneas com sistema de aquecimento e bombeamento, poupando energia.

No interior, os proprietários têm a liberdade de escolher o layout dos quartos, podendo optar por uma casa na árvore introvertida ou ver o contraste da rua abaixo.

Esta fantástica peça de arquitetura moderna prova que a natureza e as pessoas podem conviver harmoniosamente com um planeamento urbano cuidadoso.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh