Casa

Esta empresa italiana construiu a primeira casa eco sustentável de impressão 3D feita de matérias-primas naturais locais

A WASP (World’s Advanced Saving Project), uma empresa italiana de impressão 3D fundada em 2012, concluiu a construção do seu modelo de habitação eco sustentável inteiramente feito de matérias-primas de origem local.

Apelidada de TECLA (Technology + Clay), a estrutura impressa em 3D construída na pequena cidade de Massa Lombarda, no norte da Itália, é a primeira desse tipo no mundo.

O projeto foi inspirado no romance italiano “Cidades Invisíveis”, de 1972, de Italo Calvino, cuja história inclui uma cidade em constante estado de construção.

O TECLA visa honrar a conexão intemporal da humanidade com as suas habitações e unir esses temas fundamentais com as modernidades do século XXI, assim como reconhecer o agravamento da crise global das mudanças climáticas e a necessidade de sistemas de construção eficientes e sustentáveis ​​que sejam usados ​​após desastres naturais ou emergências.

Se o TECLA se tornar um marco na indústria da construção, poderá fornecer moradia imediata e segura para as comunidades de sem-abrigos.

“Gostamos de pensar que o TECLA é o início de uma nova história”, disse Mario Cucinella, fundador e diretor criativo da Mario Cucinella Architects, que projetou a habitação única.

“Seria realmente extraordinário moldar o futuro transformando material antigo com as tecnologias que temos disponíveis hoje. A estética desta casa é fruto de um esforço técnico e material, não era apenas uma abordagem estética. E tudo de forma honesta”, continuou.

A TECLA prova que é possível construir uma casa com uma pegada de carbono baixa a zero. A estrutura baseia-se exclusivamente em matérias-primas obtidas localmente, ajudando assim a eliminar resíduos e sucatas.

O processo de construção da estrutura do protótipo de 60m2 começou com a mistura do solo regional com água e aditivos especiais. Os engenheiros então analisaram as amostras do terreno antes de prosseguir para a fase de impressão da estrutura externa da casa.

Um par de braços de impressora sincronizados, chamado de sistema Crane WASP, então trabalhou, simultaneamente selecionando, misturando e bombeando materiais em camadas. A utilização das impressoras gigantes eliminou a necessidade de andaimes.

Cada impressora pode imprimir uma área de 50m2, o que significa que um único módulo TECLA pode ser concluído em 200 horas com um consumo médio de energia inferior a 6 kW.

A primeira casa TECLA, composta por duas estruturas redondas fundidas, apresenta uma sala de estar aberta com cozinha, um recanto do quarto, uma pequena casa de banho e um roupeiro. Também incluiu mesas e cadeiras feitas com impressoras 3D, e móveis internos já gerados, pelo que os ocupantes podem mudar-se para lá rapidamente.

Ambas as zonas do módulo estão equipadas com uma claraboia em forma de cúpula que permite a entrada de luz natural quando o sol está a brilhar, e também oferece uma excelente vista do céu estrelado quando a noite chega.

Cada cúpula TECLA possui ventilação, isolamento térmico e recolha de água dentro da casa. Não há necessidade de instalar ar condicionado ou aquecimento, pois as paredes já fornecem isolamento.

“A TECLA mostra que uma casa bonita, saudável e sustentável pode ser construída por uma máquina, fornecendo as informações essenciais para a matéria-prima local”, reforçou o fundador da WASP, Massimo Moretti.

“A TECLA é o dedo que aponta para a Lua. A Lua é o lar, como um direito de nascença, para todos no planeta. A partir da TECLA, isso está a tornar-se possível”, acrescentou.

A estrutura é construída com terra, por isso pode ser construída em quase qualquer lugar usando o solo local. As impressoras 3D podem criar diferentes formas que se adaptam à localização geográfica e às condições climáticas onde será construída.

“Se eu projetar um prédio num clima quente e árido, preciso de protegê-lo bem e fazer paredes mais grossas para ventilá-lo”, explicou Cucinella.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh