Curiosidades

Escola usa mesas com pedal para alunos com hiperatividade

A escola primária Des Cèdres, na cidade de Laval, Canadá, instalou mesas com pedal para ajudar os alunos com défice de atenção.

Segundo o especialista Mario Leroux, de quem partiu a ideia, “um dos maiores problemas nas escolas é o défice de atenção”.

“Há estudantes que precisam de estar sempre a mexer-se, mas muitas vezes isso perturba as aulas. Então, decidi procurar algo que lhes permitisse ser produtivos em sala de aula e movimentar-se ao mesmo tempo sem incomodar o resto dos colegas”, explicou.

A sua investigação conduziu-o a suportes para bicicletas projetados por uma empresa norte-americana, e através de doações pôde comprar 4.

Como experiência, as mesas com pedal foram instaladas em salas do 3º ao 5º ano, e os alunos foram convidados a pedalar durante 15 minutos por vez.

“Pelo menos 10% dos estudantes precisam de se mexer durante a aula, seja por défice de atenção ou outros motivos”, disse Mario.

Depois de alguns dias de teste, a professora Monique Rizk disse que achava aquela “uma ferramenta interessante para os seus alunos hiperativos”.

“Vale a pena numa sala como a minha, onde há muitos meninos constantemente irrequietos. Eles conseguiram concentrar-se muito melhor nos estudos enquanto pedalavam”, acrescentou a docente.

“As crianças hiperativas concentram-se melhor quando conseguem manter um certo nível de atividade motora. Apoiar os alunos com ferramentas adaptadas às suas necessidades é essencial”, disse a Dra. Annick Vincent.

“Esta é uma iniciativa muito interessante, que pode representar uma alternativa ao uso de medicamentos. Como o medicamento não cura, a criança permanece com o mesmo problema. São necessárias ferramentas para que possa aprender a gerir o seu problema de atenção”, explicou o psicoterapeuta e neurocientista Joël Monzée.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh