Martin Pistorius, um jovem de 12 anos que tinha o sonho de ser técnico de computadores, vivia feliz com os pais na África do Sul.
Porém, uma doença misteriosa atingiu-o repentinamente, acabando por o paralisar. Cada vez mais fraco, ficou incapaz de andar ou falar.
Segundo os médicos, a doença só podia tratar-se de algum tipo de meningite, e estava a desenvolver-se tão rapidamente que os pais de Martin começaram a perder a esperança.
Apesar disso, e do estado quase vegetativo do filho, levaram-no para casa e cuidaram dele. O pai acordava de duas em duas horas para mudar a posição do filho na cama para que este não ficasse com feridas no corpo. Por fim, Martin acabou por ser levado para uma casa de repouso, onde ficaria à espera de falecer.
Contudo, Martin nunca chegou a morrer. Na verdade, acabou por despertar depois de dois anos a dormir, começando a aperceber-se de tudo à sua volta.
Aos poucos, recuperou a consciência, mas ninguém se apercebia pois ele não conseguia mexer-se nem comunicar.
Certo dia, chegou a ouvir a sua mãe, que pensava que o filho estava a sofrer, e que lhe estavam a prolongar a vida em vão, a dizer o seguinte: “espero que morras”.
Foi precisamente este comentário que mudou tudo, pois ele apercebeu-se que tinha de se livrar dos pensamentos negativos e começar a pensar de forma positiva. Tinha de ganhar de novo o controlo do corpo e da sua vida.
Martin aprendeu a reconhecer as horas segundo a posição do sol, reagia a testes, identificava e seguia objetos com os olhos. Aí, os médicos compreenderam logo que se tinha dado uma alteração de atividade.
Cada vez mais forte, conseguiu sentar-se na cadeira de rodas e recomeçou a viver, até que algo que já ninguém imaginava ser possível aconteceu: Martin voltou a estudar, encontrou emprego enquanto técnico de computadores e acabou mesmo por fundar a própria empresa!
Martin decidiu dar a conhecer a sua história de vida em livro, o “Ghost Story” (história de um fantasma).
“Eu estava lá, mas ninguém me conseguia ver. Eu era como um fantasma”, relata Martin sobre a altura mais difícil da sua vida.
Mesmo tendo perdido a fala de forma permanente e necessitando de um computador para comunicar, Martin conheceu Joana, a atual esposa com quem vive feliz no Reino Unido.
Esta é uma história de superação e esperança, pois já ninguém acreditava que houvesse qualquer esperança para Martin, que viveu uma situação verdadeiramente triste. Porém, Martin superou tudo e hoje é um exemplo de força.