Histórias

Destaca o bigode com rímel e desafia todos os padrões de beleza: “é normal ser peluda”

Quer você remova os seus com cera, creme depilatório ou gilete, ou os abrace em toda a sua glória, o que faz com os pelos do seu corpo é totalmente escolha sua.

Todos nós nascemos com pelos e é nosso direito exibi-los como bem quisermos, e é precisamente isso que defende Joanna J. Kenny, uma esteticista britânica de 31 anos, que utilizou o Instagram para partilhar um close-up do próprio buço evidenciado com rímel, juntamente com a legenda mais poderosa.

A decisão do MAC de mostrar os pelos faciais de uma modelo dividiu os fãs, mas porque é que as pessoas têm problemas com isso?

“Para todos os meus amigos de cabelos escuros, estou a usar o meu novo batom e máscara de pestanas azul para lembrar-vos de que pelos faciais são NORMAIS!”, escreveu abaixo da fotografia dos seus lábios.

Joanna explica que ela começou a reparar nos pelos acima dos lábios e no rosto em geral quando era adolescente. “Envergonhada, eu usava tudo o que pudesse para removê-los. Mas quando a minha acne ficou mais inflamada, achei a maioria dos métodos de depilação agravantes”, explicou.

“E embora no ano passado a minha pele tenha quase toda clareado, eu não removi os meus pelos faciais novamente. Como tenho cabelos naturalmente loiros, estou ciente que a minha penugem cor de pêssego não é tão percetível quanto a das minhas amigas morenas. Mas eu ainda recebo comentários ocasionais a apontar que tenho um bigode!”, conta Joanna.

Com razão, o guru dos cuidados com a pele explica que, assim como a acne, poros, linhas e rugas, os pelos faciais são retocados da maioria das formas das revistas e redes sociais, que são o ponto de referência da maioria das pessoas para determinar o que é normal.

“Então isto sou eu a normalizar os pelos faciais para qualquer pessoa que cresceu a acreditam que são algo do qual nos devemos envergonhar”, concluiu.

Obviamente, acumulou muitos comentários de apoio dos seus seguidores, com muitas pessoas a agradecer pela partilha da publicação não filtrada.

Não é a primeira vez que a especialista em cuidados com a pele usa a sua plataforma para partilhar as suas opiniões sobre pelos faciais. Recentemente, Joanna partilhou uma lista de todos os motivos pelos quais os seus pelos faciais a deixam bonita – e é tão poderosa.

Ela escreveu:

“• pelos faciais não me tornam suja

  • pelos faciais não me tornam menos mulher
  • aceitar os meus pelos faciais não significa que eu não cuido de mim mesma
  • pelos faciais visíveis não significam automaticamente que tenho um desequilíbrio hormonal ou que o meu desejo de normalizá-los aqui significa que eu quero que as pessoas que o têm não sejam tratadas
  • pelos faciais e corporais podem ser hereditários
  • escolher não remover os meus pelos faciais não significa que eu não concordo que outras pessoas o façam – a questão é que todos devemos ter a liberdade de fazer escolhas para nossos próprios corpos sem medo de julgamento”

O policiamento da sociedade sobre os pelos corporais femininos é tão forte que a maioria das mulheres não questiona mais. Depilar, fazer laser e arrancar o pelo do buço, das nossas pernas, axilas e até a linha do biquíni tornou-se uma parte normal – e cara – da nossa rotina de beleza, por isso publicações como a de Joanna são tão importantes.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh