Quando eramos crianças ouvíamos os nossos pais dizer muitas vezes “vai dormir senão não cresces” para nos convencer a ir dormir sem que nós reclamássemos muito com porquês. E não é que tinham razão? Segundo o Dr. José Ferreira Belisário Filho, um psiquiatra pediátrico, o facto de as crianças se deitarem cedo faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento das mesmas.
Apesar de o mais aconselhado ser deitarmo-nos cedo todos os dias, essa não é a realidade atual, que pode influenciar o futuro das crianças, criando problemas de atenção, ansiedade e outros transtornos.
Muitas vezes, os pais das crianças são mesmo responsáveis por isto, pois ficam deitados até tarde, no computador ou a ver televisão.
Isto vai influenciar diretamente a qualidade de sono da criança, que não estará disposta a ir dormir caso haja televisões ligadas com o som alto, muitas luzes acesas, barulho excessivo, etc. Então, o que o pediatra aconselha é que se leia uma história ou dar apenas um beijo de boa noite, e baixar o nível de luzes ao máximo.
Outra mudança que se pode adotar e que pode ajudar bastante é a troca de luzes brancas por luzes amarelas, que são menos agressivas para os olhos, logo aumentam o sono das crianças. Também a luz proveniente dos aparelhos eletrónicos prejudica imenso o nosso sono: mesmo que consigamos adormecer depois de ler uma mensagem e só voltemos a olhar para o telemóvel de manhã, a verdade é que teríamos dormido melhor sem nunca a ter lido.
Mas a principal razão para as crianças terem de se deitar cedo é que a hormona do crescimento atua por volta das 00:30h, só atuando no quarto estágio do sono. Assim sendo, se a criança se deitar depois das 21h, o seu crescimento será prejudicado.
Para saber mais sobre isto, estudou-se o cérebro de uma criança que se deita cedo e o de uma que não o faz, antes de ambas efetuarem um exame de matemática. Na primeira, observa-se grande ação no cérebro, enquanto na outra apenas uma pequena parte é usada. Dormir cedo também pode prevenir o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, no futuro.
É aconselhado que as crianças pratiquem desporto, principalmente antes de dormir, pois dessa forma estarão mais cansados e dormirão melhor.
Portanto, toca a trabalhar na melhor estratégia para fazer com que todos em casa melhorem a sua qualidade de sono e para que seja o melhor e mais saudável lar de todos.