Atualmente, os veículos a diesel contribuem em grande parte para a poluição do ar nas cidades, por emitirem muitos gases tóxicos.
Alguns países apostaram em incentivos fiscais para os compradores de carros elétricos e híbridos, que usam combustíveis limpos e renováveis.
Por isso mesmo, o automóvel Quantino tem feito grande sucesso, tendo completado mais de 150.000 km de estrada utilizando apenas água salgada.
O Quantino foi fabricado pela Swiss NanoFlowcell, uma marca experimental, e a sua tecnologia funciona de forma parecida ao de uma célula de combustível, mas com água salgada em vez de hidrogénio. Para além disso, este automóvel reabastece rapidamente e não emite carbono!
A Swiss NanoFlowcell está a trabalhar desde 2014 para criar um carro eficiente, tecnológico e sustentável. Até agora já criou 3 modelos, mas o Quantino foi o mais bem-sucedido, principalmente em termos de autonomia, tendo percorrido 1000 km em apenas 8 horas, sem interrupções.
Este tipo de invenções inovadoras prova que o futuro passa pela sustentabilidade. É necessário adotar hábitos amigos do ambiente para conseguirmos proteger o planeta dos efeitos terríveis da poluição.