Com a chegada do Verão, tudo o que queremos é comer coisas frescas e doces, e um ótimo exemplo disso é a melancia. Quando as decidimos comprar, muitas vezes deixamos a escolha para o agricultor ou o dono da loja, mas não tem de ser assim. Existem alguns sinais nas melancias que deves procurar, pois podem ajudar-te bastante na escolha da melhor melancia, e isto tudo sem ter de a abrir:
- Procura a marca do terreno na melancia
A marca do terreno é o lado da melancia que esteve em contato com o chão. Esse lado deve ter um tom de amarelado, ou mesmo alaranjado, nunca branco.
- Procura a “teia”
Apesar de estas áreas acastanhadas parecerem teias de aranha, as responsáveis por isso são as abelhas. Estas áreas existem porque as abelhas tocam lá muitas vezes, para polinizar. Quantos mais toques houver, mais doce será a melancia.
- Identifica o “sexo” da melancia
Apesar de não terem um órgão reprodutor, os agricultores costumam diferenciar as melancias por género. Isto é, quando uma melancia tem um formato mais alongado e é maior, é menino e significa que é mais sumarenta. Quando é mais arredondada, é menina e tem um sabor mais doce.
- Presta atenção ao tamanho
Apesar de a tendência ser para comprar as melancias de maior tamanho, deves escolher a melancia média, ou seja, nem muito grande, nem muito pequena.
- Repara na cauda
Deves prestar atenção a duas coisas: se está seca, é sinal de que está madura; se está verde, é sinal de que a melancia foi colhida demasiado cedo.