in

O cheiro do recém-nascido causa um efeito hipnótico no cérebro das mães

Toda a gente gosta do cheiro dos bebés – em especial as próprias mães. Embora possa parecer um pouco estranho, é um fenómeno absolutamente normal: o cheiro de um recém-nascido provoca um efeito narcótico no cérebro, semelhante aos causados por droga. Isso explica o porquê de cheirar os filhos bebés ser tão viciante para as suas mães.

As mães amam incondicionalmente os seus filhos, e uma parte deve-se às hormonas da oxitocina (hormona do amor). Basicamente, a natureza faz com que o odor do bebé provoque sensações de calma, prazer e felicidades na mãe.

Um estudo publicado pela revista “Frontiers in Psychology” acompanhou 30 mulheres – 15 acabadas de ser mãe e as outras 15 sem filhos.

Todas foram convidadas a identificar diversos odores, ente eles um pijama usado por um bebé, com os olhos tapados. Enquanto isso, os investigadores estavam a observar a atividade cerebral delas.

A conclusão foi a seguinte: as mulheres que tinham acabado de ser mães identificaram rapidamente o cheiro do bebé, e os níveis de dopamina (neurotransmissor da felicidade, da sensação de recompensa) no cérebro aumentaram. As mesmas áreas do cérebro foram ativadas ao cheirar a roupa de bebé ou os seus alimentos preferidos.

Quando o cérebro liberta dopamina, gera uma sensação semelhante à do uso de drogas, mas neste caso é tudo natural e sem consequências graves para a saúde.

A natureza assegura que o bebé e a mãe libertam hormonas suficientes para que seja gerada uma ligação imediata, desde o nascimento.

Logo depois de dar à luz, o corpo da mulher é inundado com a hormona da oxitocina, que atinge níveis máximos, mais do que é possível em qualquer outro momento ao longo da vida.

A oxitocina, em conjunto com a dopamina, ajuda a criar um vínculo inquebrável entre a mãe e o seu bebé.

Esta é uma das razões pelas quais as mães são tão protetoras dos seus filhos – é o instinto de mãe, impossível de desaparecer. Uma vez mãe, o bebé fará sempre parte de si.

PARTILHE!

Sem dinheiro para festa ou prenda de aniversário para a filha, pai chega a casa com fatia de bolo e a menina emociona-se

10 frases que agradam a pessoa com alta inteligência emocional