A “dieta da mão” consiste numa técnica que serve para saber exatamente as porções que deves comer de cada alimento, que foi publicada pelo site norte-americano Guard Your Health para ajudar a perder peso sem ter de cortar nenhum grupo de alimentos.
Os profissionais do Guard Your Health defendem que se não medirmos a quantidade de comida que vamos ingerir, corremos o risco de comer cinco vezes mais do que a dose de alimentos recomendada. Também destacam a tendência de aumento das porções de comida verificada em muitos países ocidentais e citam investigações do Departamento de Estudos de Nutrição e Alimentação da Universidade de Nova Iorque, que demonstram que as porções consumidas atualmente duplicaram durante os últimos 20 anos.
Face a esta alimentação desproporcional e ao aumento da ingestão de comida, a dieta da mão surge como um método saudável que pode ser aplicado a longo prazo e tem a vantagem de ajudar a perder ou controlar o peso sem ter de abdicar de nenhum alimento. Evitar ingredientes como o açúcar ou farinha temporariamente, tal como algumas dietas sugerem, fazem com que o corpo perceba a falta que esses alimentos nos fazem e os absorvam de forma voraz assim que os voltamos a consumir.
Deve-se poder comer um pouco de tudo, contudo deve ter-se em atenção as porções que se ingerem. Assim, vais-te sentir feliz por saber que não existem alimentos proibidos, mas consome-los nas quantidades adequadas.
O tamanho das nossas mãos é proporcional ao nosso corpo, até mesmo dos órgãos internos responsáveis por receber e digerir tudo o que comemos. Portanto, quando nos alimentamos tendo atenção às porções e não ultrapassando o amanho das mãos, é a maneira ideal de não sobrecarregar o corpo ou o sistema digestivo.
De seguida, apresentamos um esquema que explica os princípios da dieta da mão:
- As tuas duas mãos simulam um recipiente e indicam a quantidade de vegetais que deves consumir;
- Utiliza a parte da frente do punho para saber a quantidade de hidratos de carbono (arroz, massa, etc) que deves ingerir;
- A palma aberta (sem contar com os dedos) indica a porção ideal de carne ou outra fonte de proteína;
- O punho fechado corresponde à porção de frutas indicada para o teu corpo;
- A porção de gorduras (como manteiga) não deve ultrapassar a ponta do dedo indicador.
Nenhum esforço é demais para melhorar a nossa saúde e a qualidade de vida. Para além disso, é uma questão de hábito. Experimenta!
Observação: Caso sofras de alguma condição específica recomendamos a consulta de um nutricionista.