As pessoas emocionalmente tóxicas têm uma grande tendência para culpar os outros ou mesmo fatores exteriores pelos seus problemas.
Quando algo corre mal, a culpa é sempre do ex, dos pais, do amigo, etc. Na verdade, até podem pedir desculpa, mas não será um pedido de desculpa sincero. Apenas o farão para manipular e conseguir o que querem, pois se não tivessem nada a ganhar, nunca admitiriam que erraram.
Elas vão sempre tentar atribuir a culpa a outra pessoa, porque não são suficientemente maduras para assumir a responsabilidade das ações. Simplesmente não sabem lidar com o facto de serem falíveis e cometerem erros.
Têm sempre a sensação de que foram forçadas a fazer coisas más devido às suas circunstâncias passadas ou presentes, quando a realidade é que são inteiramente responsáveis pelas suas escolhas.
Estas pessoas nunca vão admitir as suas falhas, ou pelo menos nunca pedirão desculpa como você merece, sem reservar. E se você tiver coragem de resistir e continuar a responsabilizá-las, elas tentarão reverter a situação o máximo que conseguirem. Vão enumerar todas as coisas boas que fizeram por si e fazê-lo sentir ingrato, dirão que você também não é perfeito.
As pessoas tóxicas não sabem refletir sobre as suas decisões e comportamentos e nunca percebem que precisam de mudar. Independentemente do que você faça ou de quanto as ame, nunca conseguirá chamá-las à razão.
Estas pessoas farão de tudo para pintar uma melhor imagem delas, nem que para isso tenham de inventar mentiras, espalhar rumores e transformar a verdade à maneira delas.
Pode gritar com elas, mas isso não fará nenhuma diferença, e apenas o deixará mais frustrado. Elas têm um talento natural para “adaptar” os factos, criando a sua própria verdade, a ponto de se convencerem a elas próprias. Depois, tentam convencer os outros a acreditar na sua “verdade”, e no final, você acaba a duvidar de si mesmo e com a sensação que está a ficar louco.
Quando se deparar com uma pessoa emocionalmente tóxica, o ideal é afastar-se e resistir à fantasia de tentar ajudá-la e mudá-la. Porque nunca vai conseguir fazê-la ver a situação do seu ponto de vista. Pessoas tóxicas só pensam nelas mesmas.