É um facto: nenhuma criança está livre de ficar com febre. Mas se a criança for saudável e raramente tiver problemas de saúde, não te deves alarmar excessivamente, pois a febre não passa de uma reação do corpo contra alguma infeção. De seguida, apresentamos algumas dicas que são ótimas caso a febre suba. Porém, se achares que o caso é mais grave ou se a febre durar alguns dias, deves procurar visitar um pediatra de imediato.
- Batatas raladas
Lava as batatas, e descasca-as. Depois, rala-as e mete nas meias da criança.
- Conhaque e água
Pega numa tigela e coloca, na mesma quantidade, conhaque e água. Mergulha uma gaze na mistura, espreme para não ficar ensopado e coloca nas meias da criança.
- Pano frio na testa
Esta vem das pessoas mais sábias: as nossas avós. Coloca um pano ligeiramente húmido na testa da criança enquanto esta descansa.
- Banho morno
Ao contrário do que se pensa, um banho de água fria não é de todo uma boa ideia para baixar a febre de uma criança. O correto é dar-lhe um banho morno.
- Água
Deves dar muita água ou sumo natural à temperatura ambiente à criança para a manter hidratada, o que reduzirá a sua temperatura.
- Ventilador
Sem deixar com que o ventilador fique diretamente direcionado para a criança, deixa o ventilador a girar para baixar a temperatura. Este deve estar na velocidade mínima.
- Pouca roupa
Apesar de o nosso maior desejo nestas alturas ser cobrir ao máximo a criança, o correto é usar poucas roupas e leves, pois ajuda a perder calor mais rápido. Caso comece a tremer, cobre o corpo da criança até regressar ao normal.
- Local abrigado
Deves manter a criança dentro de casa, de forma a não apanhar vento nem sol.
Deves ainda ter em conta se a criança tiver menos de 3 meses ou se tiver entre 3 a 5 meses e uma temperatura de 38 ou mais graus, casos em que deves consultar um médico urgentemente.