Histórias

Amamentou a filha até aos 9 anos: “agora temos um vínculo impossível de ser destruído”

Sharon Spink, uma mulher de 50 anos residente em Sherburn-in-Elmet, North Yorkshire, acredita no desmame de forma natural, então deixou a filha Charlotte, de 9 anos, decidir quando queria parar de beber leite materno.

Depois de a sua história se tornar conhecida, a mãe de quatro filhos foi acusada de “abuso infantil” por não ter parado de amamentar a menina quando era mais nova – mas ela afirma que foi escolha de Charlotte continuar, não dela.

“Tenho sido chamada de todos os nomes que existem. Disseram-me que é abuso infantil, fui chamada de pedófila e de aberração. A primeira vez me aborreceu foi porque eu não estava acostumada, mas agora é-me indiferente. O que importa é que a Charlotte sabe que não é verdade e as pessoas de quem gosto sabem que não é verdade”, conta Sharon.

Sharon ficava feliz por amamentar a filha em público até aos 5 anos, e até foi a um programa de televisão para explicar porque é que aquilo era tão importante para ela.

Desde então, a situação acabou, pois Charlotte fez o “desmame” há cerca de 2 meses. “Ela bebia leite materno cerca de uma vez por mês, se não estivesse a sentir-se bem ou se se sentisse um pouco abatida. Agora ela já não o faz há 2 meses. Disse-me que iria parar quando fizesse 10 anos, o que acontecerá em abril do próximo ano, mas parece ter chegado a um fim natural mais cedo, embora eu tivesse permitido que ela continuasse pelo tempo que quisesse”, explica Sharon.

“Não conversámos sobre ela não fazer mais isso. Eu só espero que quando ela for mais velha se lembre daquela sensação de conforto e segurança que a amamentação lhe deu, mais que a nutrição. Temos um vínculo tão forte e estou convencida de que é por causa de a ter amamentado durante tanto tempo. Isso cimentou a nossa relação e não acho que isso vá mudar agora que parámos. Acho que estamos mais próximas por causa disso. Ela ainda vem ter comigo espontaneamente para me dar abraços”, acrescenta.

“Com a Charlotte era sobre a segurança. As crianças encontram muito conforto no seio da mãe, e quanto mais velhas ficam, mais se trata de conforto em vez de alimentação”, esclarece Sharon.

Sendo também mãe de Kim, de 30 anos, Sarah, de 28, e Isabel, de 12, Sharon garante que o marido Paul, de 45 anos, sempre a apoiou.

“Ele simplesmente não tinha problemas com isto, embora realmente não tivesse uma escolha”, disse Sharon.

Ainda assim, a ideia de amamentar uma criança de 9 anos pode fazer as pessoas estremecer por mais de um motivo.

“Ela já tem todos os dentes de adulto. Eu li que quando eles ganham todos os dentes de adulto, perdem a capacidade de trancar, mas parece estar bem. Durante um bom tempo ela alimentou-se do lado esquerdo e de vez em quando tentava o outro lado e dizia que tinha um gosto diferente. Não consigo mais extrair leite, mas ainda fui capaz de produzi-lo muito tempo”, concluiu.

Agora, Sharon é uma conselheira de amamentação qualificada e espera que partilhar a sua história inspire outras mães a amamentar por mais tempo.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh