Este prato regional é muito conhecido e apreciado na região da Bairrada, tendo até sido nomeado para ser uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Hoje mostramos-te como é confecionado este delicioso prato: o Leitão à Bairrada!
Para preparar o tempero do leitão, usa-se um almofariz de madeira, onde se juntam os seguintes ingredientes pela seguinte ordem:
- 2 cabeças de alho;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 2 colheres de sopa de pimenta moída;
- 1 raminho de salsa;
- 50g de toucinho e de 50 a 100g de manteiga de porco;
- 1 folha de louro;
- Azeite q.b.;
- Vinho branco q.b..
Normalmente, estas são as quantidades indicadas para um leitão entre os 7 e os 8kg. Depois de misturar bem todos os ingredientes anteriores, adiciona-se manteiga e mexe-se para criar uma massa regular e coloca-se azeite para completar a mistura.
O leitão é espetado numa vara, normalmente de inox, que deve ter o comprimento suficiente para percorrer todo o leitão, e de forma a chegar até ao fundo do forno.
O tempero deve ser adicionado ao leitão, tanto pela parte de fora como pela parte de dentro, preenchendo a barriga e todas as partes vazias. Nas partes com carne de maior altura é costume dar umas picadas, para se poder inserir tempero também lá dentro.
Depois, deves coser os rasgos abertos no ventre, mãos e pescoço com uma agulha especial, chamada de “agulha de leitão” e usando um fio de linho algodão.
Nesta fase, o leitão está pronto para ser colocado no forno.
Enquanto se assa o leitão lentamente no forno, vai-se regando com vinho branco.
Quando estiver pronto, retira-se o molho acumulado na barriga e serve-se com batatas fritas e com esse mesmo molho.
Experimenta!