Curiosidades

As pessoas que estão sempre atrasadas têm mais sucesso na vida

Os seus amigos costumam dar-lhe na cabeça por chegar constantemente atrasado aos compromissos? Se sim, temos boas notícias para si!

Segundo vários estudos, entre eles da Harvard Medical School, estas pessoas têm várias qualidades: são otimistas, mais tranquilas e menos stressadas, o que na ótica da Associação Americana de Psicologia é um fator de maior sucesso e longevidade.

Barbara Grassi, life coach, reforça o que esconde uma pessoa que deixa quase sempre passar a hora combinada. De acordo com Barbara, é preciso partirmos do princípio que o tempo é um conceito subjetivo.

“Há quem valorize muito o tempo porque se baseiam na pontualidade e há quem valorize as emoções e o que estão a viver. No Ocidente, o tempo é percebido de forma linear, em progressão contínua, centramo-nos no fazer em detrimento do sentimento, qualidade de vida, das próprias pessoas. No Oriente, o conceito de tempo é circular, porque é pontuado pelos eventos que se sucedem ciclicamente e a ênfase é colocada no longo prazo e na harmonia do momento em si”, explica.

Assim, os ocidentais têm tendência para controlar o tempo e organizá-lo em atividades e compromissos, enquanto os orientais tomam cada momento como único e irrepetível, fazendo questão de o desfrutar em pleno.

Uma pessoa menos pontual, vive o “agora” apaixonadamente, deixando-se levar pelo que está a fazer ou sentir, sendo no relacionamento com os outros que reside o problema.

“Um conselho para quando se desculpar por estar atrasado é evitar desculpas: a sinceridade vence sempre”, diz Barbara.

Contudo, há vários tipos de pessoas com tendência para se atrasar, e ter conhecimento disso pode ajudar as pessoas à sua volta a ser mais compreensivas:

  • O preguiçoso

Não tem motivação nem força de vontade, por isso é melhor lembrá-lo sobre os compromissos e ajudá-lo a concentrar-se num objetivo

  • O indeciso

Não sabe o que vai vestir ou por que caminho é que vai. Programe os compromissos com alguma antecedência.

  • O stressado

Os compromissos deixam-no ansioso, e por isso tende a fugir às responsabilidades. Ajude-o a aprender técnicas de relaxamento e a reduzir o número de compromissos para aprender a geri-los, ao mesmo tempo que trabalhar para superar a ansiedade.

  • O positivo/emocional

Não tem em conta o imprevisto, e pensa que vai correr tudo bem. Deve manter esta característica, mas em paralelo aprender a estabelecer planos B para lidar com o inesperado.

  • O rebelde

Associa a pontualidade à submissão, por isso é melhor não discutir com ele e sim fazê-lo provar do próprio “veneno” ao cancelar um compromisso.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh