Inspiração

Empresário doa mais de 6 mil cafés e casacos a sem-abrigos: “Tratamos todos por igual”

Situado numa estação de comboios suburbana de Chicago, pode parecer um café despretensioso, mas é muito mais que isso devido ao seu proprietário Peter Thomas.

Pelo 7º ano consecutivo, o dono da loja tem sido a força motriz por trás do “Coffee With a Purpose”, uma iniciativa comunitária anual que recolhe e distribui casacos e outros artigos necessários para ajudar os sem-abrigo locais a enfrentar os invernos rigorosos.

Peter diz que a ideia surgiu quando ele estava a tentar encontrar uma maneira de retribuir à comunidade e também envolver outras pessoas, e admite que inicialmente não estava preparado para a avalanche de reações positivas.

Nas semanas anteriores ao Natal, no primeiro ano da iniciativa, ele e outros voluntários conseguiram um total de 3.000 casacos.

Este ano, Peter e a equipa comandaram a iniciativa na parte de trás de uma grande autocaravana humanitária que fez um total de 6 paragens na grande cidade.

Peter preparou 150 litros de café para a ocasião, ação complementada por doações de três outras empresas de Elmhurst ansiosas por contribuir para a causa..

Os produtos de padaria foram cortesia da Rough Edges Confeitaria, a viatura e motorista da Good Move Movers, e a sinalização personalizada da viatura do Angel Fancy Design Studio.

Em cada paragem, Thomas convidava as pessoas a retirar o que quer que precisassem gratuitamente. Além de casacos, havia uma ampla seleção de cobertores, meias, chapéus, luvas, cachecóis e itens de higiene pessoal para escolher, todos recolhidos, selecionados e expostos por voluntários entusiastas da comunidade.

Peter observa que, com o impacto adicional do COVID, havia mais pessoas necessitadas do que nunca no último ano.

“Infelizmente, todos os abrigos estavam trancados. Ninguém era autorizado a entrar ou sair, ou seja, uma vez fora, a pessoa já não pode regressar, pelo que há cada vez mais sem-abrigo. Então, este é um bom ano para doar ainda mais”, explicou.

Mas o que Peter e outros membros da comunidade que trabalham com ele estão a tentar alcançar vai muito além de distribuir roupas quentes e café. Criar uma conexão humana com pessoas que muitas vezes se sentem invisíveis para a sociedade é um fator integral para eles.

Segundo Peter, fazer doações individuais faz com que todo o processo pareça mais genuíno. “Você nunca sabe onde alguém esteve ou o que alguém passou antes de conhecê-lo. Com os sem-abrigo, tratamos todos por igual”, disse.

De acordo com a orgulhosa mãe de Peter, Joni Morgan, a atitude inclusiva do seu filho descreve bem quem ele é. “Desde pequeno, ele acolhia os mais desfavorecidos para que se sentissem bem-vindos”, disse ela.

Peter vê o café como a metáfora perfeita para inspirar ações positivas. “Adoro trabalhar com o café como uma ferramenta de motivação para alimentar e estimular as pessoas a superar as suas expectativas e as expectativas da sociedade. Estou a alimentá-los para fazer algo melhor… algo que os fará sentir-se bem consigo mesmos, para que possamos crescer juntos como uma família e voar além da grandeza”, explicou.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh