Inspiração

Sem-abrigo é aceite na Universidade de Harvard

Esta é a história de Justus Uwayesu, um jovem de Ruanda que nasceu numa família bem numerosa.

Infelizmente, Justus perdeu os pais em 1994 e passou a viver num lixão, pelo que as perspetivas de vida não eram nada otimistas.

Contudo, passados alguns anos, o jovem foi aceite na Universidade de Harvard, uma das mais importantes e respeitadas a nível mundial!

Ruanda é um país pequeno e pobre, que em 1994 passou pelo período mais terrível: um genocídio com o objetivo de exterminar a etnia Tutsi. Viveram-se 100 dias de massacre autorizado, apoiado pelo exército, durante os quais as forças armadas paravam pessoas na rua, viam as suas identificações e exterminavam-nas de imediato.

Foi assim que Justus, na altura com apenas 3 anos, e os seus irmãos perderam os pais, e tiveram de fugir, acabando por ser adotados por familiares numa cidade das redondezas. Como o cenário de fome se estava a agravar, os pequenos foram abandonados à própria sorte.

Desesperados, foram tentando voltar à cidade natal – primeiro os mais velhos, e depois os mais jovens, como Justus, que tinha então 9 anos.

Justus e um amigo da sua idade andaram mais de 100km até à cidade, onde conseguiram abrigar-se num carro incendiado num lixão, e tinham acesso a alguma comida, ainda que estragada.

Foi precisamente aí que Justus conheceu a mulher que viria a mudar a sua vida. Clare Effiong, voluntária na Esther’s Aid, foi ao lixão para saber o que é que os meninos precisavam. Maioria dos pedidos consistiam em comida, roupa e brinquedos, mas um deixou-a particularmente sensibilizada. Justus pediu-lhe para ir à escola…

A voluntária não conseguiu ficar indiferente e adotou Justus, que teve finalmente a oportunidade de ir à escola.

Como já era mais velho que os alunos do primeiro ano, Justus não começou aí, mas apesar disso conseguiu excelentes notas.

Justus nunca esqueceu as suas origens, pelo que há 10 anos fez questão de fundar, com amigos, o SUN (Seven United for the Needy), organização que promovia educação de qualidade para crianças desfavorecidas.

Hoje em dia, não é só um grupo de amigos, mas sim mais de mil membros por todo o mundo, que trabalham com o objetivo de diminuir a pobreza.

A vontade de ajudar e as excelentes notas de Justus valeram-lhe uma vaga numa das universidades mais cobiçadas de todas, a Universidade de Harvard, onde se formou em economia.

Atualmente, está a tirar mestrado em “assuntos globais”, com uma bolsa de estudo, numa universidade de ponta chinesa.

Para além de trabalhar pela educação, a organização de Justus ajuda a reformar casas, construir novas, entre outras coisas.

“Quero incentivar os jovens a ajudar-se mutuamente. A ideia de fundar a Seven United for the Needy não era apenas ajudar os necessitados e crianças de rua com materiais, mas também cuidar delas para que pudessem superar o tipo de situação que eu vivia. Eles não escolheram viver e crescer neste tipo de situação, e com a equipa que tenho acredito que conseguiremos muito em contribuir para o desenvolvimento nacional”, disse Justus.

É fascinante lembrar que tudo isto começou a partir de um pequeno gesto, um milagre na vida de uma criança órfã abandonada a viver num lixão. É a prova que todos os gestos contam e podem fazer toda a diferença.

Justus pretende que todos saibam quão importante é aprender, uma verdadeira bênção que alguns tomam como garantido.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh