Depois de saberes isto, nunca mais vais cometer o erro de comprar fruta ou vegetais cujo rótulo comece pelo número 8.
Não é apenas nas embalagens dos produtos previamente confecionados que podemos encontrar informação importante sobre eles, pois também as etiquetas dos produtos frescos são relevantes. Estas não só para exibem o logo da empresa como também dão a conhecer o modo de cultivo do produto, ainda que de uma forma meio escondida.
Hoje mostramos-te como podes perceber através da etiqueta se se tratam de produtos cultivados com agrotóxicos, biológicos ou modificados geneticamente. Tudo o que tens de observar é o código, denominado PLU, que se encontra no adesivo do produto.
Se o código tiver apenas 4 algarismos, significa que foi cultivado da forma mais tradicional, com a utilização de apenas pesticidas e fertilizantes.
Caso o código tenha 5 algarismos, e o primeiro seja o número 8, significa que é o produto pertence ao grupo dos OGM (organismos geneticamente modificados).
Se o código tiver igualmente 5 algarismos, mas o primeiro for o número 9, quer dizer que é um produto orgânico, para o qual não foram usados quaisquer pesticidas.
Existem ainda algumas frutas e vegetais que estão a sofrer particularmente com tratamentos químicos, entre eles:
- Morango
- Maçã;
- Pêssego;
- Uva;
- Cereja;
- Espinafre;
- Tomate;
No entanto, existem outros produtos que, pelo contrario, raramente são tratados com químicos, como por exemplo:
- Abacate;
- Milho;
- Ervilha;
- Cebola;
- Aspargo;
- Manga;
- Papaia;
Nós já deixamos o aviso, agora cabe a cada um tomar a decisão de prestar mais atenção à etiqueta dos alimentos.
Não te esqueças de optar, sempre que possível, pelos produtos orgânicos, pois são os que menos prejudicarão a tua saúde.
Partilha a informação, é importante!