O limão é rico em vitamina C e P e possui capacidades bactericidas, fungicidas e antibióticas. Serve para temperar, limpar, emagrecer, entre outros.
A vitamina P ajuda a cicatrizar, a enrijecer os tecidos conjuntivos e capilares, a baixar o colesterol, a tratar gripes, a resistir contra bactérias no organismo e a melhorar a circulação. Encontra-se na entrecasca e nos gomos do limão.
A vitamina C, por sua vez, cria colagénio, o que previne o aparecimento de rugas e linhas no rosto.
O sumo natural de limão com água é muito nutritivo, limpa o organismo e ativa o sistema imunológico. O mais indicado é beber o sumo, acabado de espremer, em jejum com a água morna (mas não demasiado porque senão pode desfazer as enzimas do limão).
Com a água morna o sumo diminui infeções urinárias, combate a prisão de ventre, torna a pele mais bonita, fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular, cuida da halitose, melhora a digestão e ajuda a emagrecer.
É um bom antioxidante, anti isquémico e anti trombótico para quem padece de pressão arterial ou outras questões relativas ao coração.
Ajuda a emagrecer (principalmente no abdómen) e a desintoxicar o organismo devido aos ácidos e antioxidantes que contém. No entanto é também necessária uma alimentação saudável e a prática de exercício físico.
Ajuda a prevenir a prisão de ventre, através da hidratação das fezes que as faz mover-se mais facilmente, removendo o ácido úrico e outras matérias que intoxicam os órgãos de excreção. Previne também infeções urinárias.
Previne o mal-estar geral (azia, cólicas, inchaços) e ajuda a processar a digestão devido às enzimas e cítricos que contém.
Junto com uma colher de mel previne dores de garganta e outras doenças bacterianas e virais. Até previne o stress.
Se for gargarejado elimina a halitose (o mau hálito) uma vez que ajuda na eliminação das bactérias da boca. No entanto, como o ácido desfaz o esmalte dos dentes não deve ser feito com frequência.
Previne a formação de rugas, linhas de rosto e acne devido à vitamina C, que cria colagénio.
Consulta o teu médico antes de iniciar o tratamento.