Hoje vamos dar-lhe a conhecer o trabalho de Michelle Spalding, uma artista digital que faz magia com fotografias de família antigas e muito danificadas.
Através dos seus conhecimentos avançados de Photoshop, Michelle consegue restaurar a vida de fotografias que pareciam estragadas para sempre.
A maior parte das fotografias são de valor inestimável para os seus clientes, frequentemente a única lembrança de um familiar muito querido ou já falecido.
Michelle dedica o máximo de tempo que pode a restaurar essas fotografias, e embora pudesse usar atalhos para facilitar o trabalho, faz questão de os restaurar de forma meticulosa.
Aqui ficam alguns dos seus trabalhos impressionantes:
- Única fotografia de uma mulher quando era criança com os seus avós
À esquerda está a fotografia original, e à direita a mesma imagem depois de o contraste adjacente ao desgaste da tinta e rachaduras ter sido reduzido. Posteriormente, Michelle preencheu as rachaduras utilizando a reprodução dos pixéis adjacentes, recorrendo a ferramentas específicas do Photoshop. Porém, em áreas onde alguns pormenores são essenciais, como rostos, o processo é feito manualmente, para conseguir manter o maior número de pixéis intactos.
A imagem à esquerda mostra a camada de cinzas utilizada para preencher as rachaduras e falhas de tinta. À direita, o verde mostra as áreas onde faltam pixéis. Após o preenchimento das rachaduras, Michelle trabalha numa camada separada onde preenche só as áreas que faltam.
As áreas sublinhadas a amarelo correspondem a pormenores críticos que foram perdidos, que são essenciais para percecionar a aparência de alguém. Felizmente, essas áreas são pequenas em relação ao tamanho da cabeça.
No geral, a digitalização de uma fotografia danificada cria luzes e sombras que podem induzir a erro. As linhas a tracejado indicam onde se encontravam as grandes falhas, e onde era preciso ter mais atenção ao sombreado, distinguindo o que faz parte da fotografia em si das sombras causadas pela lâmpada do scanner.
Neste ponto, o conhecimento da anatomia humana revela-se crítico, pois possibilita equilibrar o sombreado com a forma do crânio, dos músculos e pele de forma harmoniosa.
No final, Michelle obtém uma reconstrução bastante realista, fruto do seu conhecimento anatómico e da experiência em ilustração e programas como Photoshop.
- Remoção de tubos de um bebé
- Única fotografia de juventude da mãe de um cliente
- Única fotografia que um homem tinha da mãe, falecida quando este era criança
- Fotografia de família do início do século XX
- Fotografia de um tio muito amado danificada por um gato
- Única fotografia de uma cliente de quando era pequena
- Fotografia antiga com uma sombra
- Fotografia de um antepassado de uma cliente quando era criança
- Reparação e coloração de fotografia de um familiar perdido há muitos anos
PARTILHE!
