O alho é um dos alimentos mais saudáveis, versáteis e utilizados pelo mundo inteiro, habitualmente usado como tempero por dar um sabor bastante rico e característico aos mais variados pratos.
Este alimento, que pode até mesmo ser consumido cru, apresenta bastantes benefícios para o nosso organismo, e por isso é importante utilizá-lo. E como não há nada melhor do que cultivar aquilo que comemos, pois é o método mais natural possível, vamos ensinar-te a plantares alho em casa. Mas antes, apresentamos-te algumas das suas propriedades medicinais.
O alho possui muitas vitaminas, sendo rico em manganês, vitamina B6, vitamina C, selénio, cálcio e potássio e é pouco calórico (apenas 42 calorias por porção).
É também conhecido por estimular o sistema imunitário, ajudando a combater doenças comuns, como a gripe, e inclui-lo diariamente na alimentação pode mesmo reduzir o risco de muitas doenças até 63%.
Por último, o alho pode ser bastante útil ao reduzir o risco de doenças cardíacas, ao equilibrar o colesterol e ao normalizar a pressão arterial.
Se quiseres aprender a cultivar alho em casa, segue os seguintes passos:
- Quebra o bolbo do alho em cravo e enterra-o em alguns centímetros de profundidade, no solo húmido e solto;
- Mantem o lado das pontas do dente virado para cima;
- Quando os alhos brotarem, certifica-te que regas o solo quando este estiver seco, mas nunca em excesso pois o alho não necessita de grandes quantidades de água;
- Corta qualquer flor que possa surgir por perto para garantir o sabor típico do alho;
- Quando a planta do alho tiver 5 ou 6 folhas, é sinal que está pronto para ser puxado para cima.
Gostaste destes truques? Então partilha com os teus amigos e familiares!