Segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, o governo alemão prepara-se para anunciar aos seus cidadãos que comecem a armazenar comida suficiente para 10 dias, algo que já não acontecia desde o final na Guerra Fria.
Este anúncio vem para alertar a população para estar prevenida caso haja algum incidente terrorista no país e tenham que permanecer em casa barricados durante algum tempo. Segundo a agência Reuters, a Alemanha encontra-se em alerta máximo, principalmente após dois ataques islâmicos e um tiroteio protagonizado por uma adolescente mentalmente instável no mês passado. Foram até anunciados aumentos nos gastos com a polícia e com as forças de segurança por Berlim e também uma unidade especial para combater o cibercrime e terrorismo. Esta estratégia de defesa civil já estava programada para ter sido feita desde 2012 por uma comissão parlamentar.
Já há notícias de que um porta-voz do Ministério do Interior terá agendado a discussão do tema para quarta-feira, no entanto ainda não há qualquer declaração sobre o assunto.
Para além de fazer a reserva de comida e água, outra prioridade a ser tomada seria o apoio às forças armadas pela parte de civis. No início do mês, o ministro da Defesa da Alemanha disse que o país está na “mira do terrorismo” e, por isso, pressionado por planos dos militares para que a policia tenha a melhor preparação para o caso de realmente acontecer um ataque terrorista.
Com este cenário de terror, há duas perguntas que surgem: será que eles sabem mais do que dizem? Ou será que querem controlar a população com o medo, seguindo o tema “Uma nação com medo é ainda melhor influenciada e controlada”?