Animais

Este doce cão de serviço aprendeu a ajudar a dona a comer – veja como o faz!

Bracha Fischel é uma talentosa pintora israelense que infelizmente ficou tetraplégica. Em 2006, ela adoeceu com artrite reumatóide com envolvimento da coluna vertebral.

Após uma cirurgia, todos os quatro membros ficaram paralisados. No início, ela não sabia como iria viver. Mas sendo a mulher corajosa que é, Bracha decidiu enfrentar o novo desafio com toda a força.

“Não foi um castigo. Não foi um erro. Simplesmente aconteceu. Posso ficar deprimida com isso, ou posso fazer algo sobre isso”, explicou.

Bracha passou os 6 meses seguintes no centro de reabilitação Tel Hashomer para se recuperar o máximo possível. Lá, ela aprendeu a usar a boca para escrever e segurar as coisas.

Quando ela voltou para casa, Bracha tentou viver a sua vida o mais normalmente possível. Embora tivesse o uso das mãos limitado, a sua condição não a impediu de continuar o hobby que ela sempre amou: pintar.

Felizmente, ela tem a assistente mais adorável ao seu lado, a sua cadela de serviço, Donna.

Para o seu 60º aniversário em 2019, as filhas e amigos de Bracha fizeram um fundo para conseguir um cão de serviço. Ela hesitou no início, mas ter Donna ao seu lado foi uma das melhores coisas que já aconteceram na sua vida.

A cadelinha de natureza doce permite que ela desfrute de um novo nível de independência. Donna auxilia-a nas tarefas diárias, como encher o jarro de água, colocar trapos de tinta no cesto de roupa suja, levar-lhe o telemóvel e os pincéis, entre outras.

“Donna traz os pincéis para a minha boca, bem como lápis, canetas hidrográficas. Enfim, tudo que eu preciso para pintar”, disse Bracha.

Mas onde Donna realmente brilha é na hora de Bracha fazer as suas refeições. Usando uma colher modificada, o cão segura o dispositivo na boca e literalmente ajuda a sua melhor amiga a comer.

“Ela é aparentemente o primeiro cão a aprender a fazer isso”, disse Bracha, feliz ao ver que Donna a ajuda com “muita alegria”. “Somos uma boa equipa. Eu não poderia fazer isto sem ela”, disse.

A pintura tornou-se a maior paixão de Bracha. Em 2007, ela fez um curso na Hamburger Akademie, que a ajudou a tornar-se uma pintora bucal de sucesso.

“A pintura ajudou-me a enfrentar a minha nova situação de vida. Embora não possa mais fazer muitas coisas, encontrei forças para me desenvolver naquilo que posso”, disse ela.

Conforme as habilidades de Bracha se desenvolveram, grandes oportunidades começaram a abrir-se para ela. Ela começou a receber convites para expor e fazer palestras por todo o mundo.

Antes da pandemia, Bracha costumava expor anualmente na Suíça. Em março de 2020, ela deveria exibir 90 pinturas na Alemanha. No entanto, antes do seu voo, o coronavírus cancelou todas as viagens.

Bracha ficou em Israel, mas com o apoio da comunidade judaica e da municipalidade alemã, seguiram com uma exposição virtual.

A pintura também se tornou uma forma de Bracha retribuir à comunidade. Além de criar belas artes, ela também dá palestras, é voluntária e defende a inclusão.

Bracha passa muito tempo com pacientes numa casa de repouso que não têm família para visitá-los, e defende os direitos das pessoas com deficiência.

Todas as sextas-feiras, Bracha dedica algumas horas a enviar mensagens pessoais e as suas pinturas mais recentes para uma rede global e crescente de pessoas.

“Existem pessoas saudáveis ​​e existem pessoas doentes. Mesmo que seja apenas um sorriso, temos sempre a possibilidade de o dar. Sim, estar preso a uma cadeira é irritante, mas a vida continua e Deus não comete erros”, disse ela.

Embora a sua deficiência a impeça de se mover tanto quanto antes, o apoio que ela recebe dos seus entes queridos, da sua comunidade e da sua amada cdela de serviço Donna motiva a artista a continuar a sua missão.

Agora, cada pintura e esforço que Bracha realiza representa não apenas o seu talento, mas também a devoção eterna do seu cão em tornar a sua vida o mais fácil possível.

Veja o vídeo abaixo para ver como Donna ajuda Bracha a comer. Os cães realmente tornam as nossas vidas melhores, não é?

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh