Hoje vamos mostrar-lhe a transformação de uma fábrica de cimento abandonada em 1973 numa casa verdadeiramente incrível.
Esta fábrica, situada em Barcelona, bastante poluente na altura da Primeira Guerra Mundial, chamou a atenção do arquiteto espanhol Ricardo Bofill, que juntamente com a sua equipa se dedicou a transformá-la.
Ricardo quis manter a vegetação que se apoderou da estrutura da fábrica depois de esta ser abandonada, e investiu no seu interior.
“A fábrica de cimento é um local de trabalho por excelência”, afirma Bofill, que desenhou vários quartos, todos diferentes.
“Dá a sensação de viver num universo fechado que me protege do exterior e da vida quotidiana. Aqui, a vida faz-se em sequência contínua, com pouca diferença entre o trabalho e o lazer”, continua o arquiteto.
Dentro da antiga fábrica, existem diversos espaços dedicados ao relaxamento e outros que servem de estúdio de trabalho para os trabalhadores da equipa de Bofill.
Por fora, o edifício está totalmente coberto de vegetação, que lhe confere um “aspeto misterioso de ruína romântica que o torna único”, conforme a intenção do arquiteto.
No piso térreo, encontramos a cozinha e a sala de jantar, áreas perfeitas para convívios familiares.
Este projeto encontra-se em constante andamento e atualização, e Bofill compara a sua evolução ao próprio estilo de vida e visão.
Veja as imagens do edifício totalmente modernizado e PARTILHE!