Um dos assuntos mais desconfortáveis de se discutir é o de soltar gases, pois muitas pessoas acham que é um algo pelo qual se devem sentir envergonhadas. No entanto, é algo natural e até saudável, podendo ser um indicativo do que se está a passar com o teu corpo:
- Um sinal de alerta precoce
Os gases podem ser sinal de que algo de errado se passa contigo. Cheiros fortes, alta frequência e/ou dor incomum ao soltar um podem significar algo mais grave, por isso caso tenhas estes sintomas a longo prazo deves visitar um médico.
- Reduzem o inchaço
Muitas vezes depois de comer uma refeição muito calórica, sentimo-nos felizes, e, para além disso, inchados. A verdade é que depois de ingerir muita comida, isso obriga a que seja mais comida digerida de uma só vez, o que leva a acumular mais água e a que o intestino produza mais gases. Aí, sentes vontade de soltar gases e deves realmente fazê-lo pois o teu estômago vai agradecer.
- O cheiro é bom para ti
Isto pode parecer bastante estranho, mas segundos alguns estudos, os gases contêm substâncias que te podem proteger de algumas doenças. Isto acontece porque uma dessas substâncias é sulfato de hidrogénio, que, em baixas doses, pode proteger as tuas células e prevenir enfartes e derrames.
- Ajuda a resolver as suas necessidades nutricionais
Soltar gases pode de facto ser o ingrediente que te falta na tua dieta. Por exemplo, se raramente soltas gases é porque a tua dieta tem falta de fibra. Caso os gases libertem mau cheiro, é sinal que deves cortar um pouco nas carnes vermelhas.
- Gases são sinal de bactéria saudável
Ingerir produtos fibrosos, frutas e vegetais estimula a digestão, dando mais trabalho às bactérias intestinais, melhorando o sistema intestinal e levando a uma maior criação de gases.
- É saudável para os seus intestinos
Deves sempre soltar os teus gases pois prendê-los pode causar cólicas dolorosas, o que não é uma boa sensação.
- É uma boa sensação
A verdade é que uma das melhores coisas é soltar aquele gás que temos dentro de nós e nos está a incomodar. Além disso, também pode ser usado como brincadeira no teu grupo de amigos: acredita que se soltares um junto deles, todos se começarão a rir, até tu próprio, principalmente agora que sabes que não há qualquer razão para o manteres dentro de ti.