Emocionante

Depois de 38 anos preso, homem é libertado graças à mesma testemunha que o condenou

Walter Forbes, um homem natural de Jackson, Michigan (EUA), foi condenado a prisão perpétua sem liberdade condicional após ser considerado culpado de uma morte por incêndio criminoso.

Passados 38 anos na prisão, Walter foi libertado em 2017, depois de uma testemunha admitir que mentiu no depoimento inicial por ter sido ameaçada. Posto isto, um juiz anulou a sentença de Walter.

O incidente que levou à prisão de Walter ocorreu em 1982, quando ele interveio para interromper uma briga num bar, envolvendo um homem chamado Dennis Hall. No dia seguinte, Hall atirou em Walter, e um mês depois, Hall morreu num incêndio que as autoridades acreditaram ter sido criminoso e da autoria de Walter.

Os investigadores receberam inicialmente uma denúncia de que o proprietário do edifício pagou a alguém para iniciar o incêndio como parte de um esquema de fraude de seguro. Então, uma testemunha apresentou-se: Annice Kennebrew, na altura uma jovem de 19 anos e mãe de dois filhos.

Annice disse à polícia que Walter tinha sido um dos três homens que viu atearem fogo ao prédio de Hall em Jackson.

Embora as acusações contra os outros dois homens tenham sido retiradas, Walter foi condenado a prisão perpétua. Em 2011, o seu caso foi assumido por Imran J. Syed, então recém-formado na Escola de Direito da Universidade de Michigan.

Entretanto, Annice admitiu a Syed que o seu testemunho contra Walter e os outros dois homens era “uma invenção total” e que dois homens ameaçaram matá-la e aos seus filhos e outros membros da família se ela não mentisse às autoridades.

“Ela não mentiu para ganho monetário ou algum propósito nefasto. Fê-lo porque estava com medo. Sabemos que as pessoas mentem sob juramento. Sabemos que as pessoas acusam outras falsamente. Nós queremos descobrir essas coisas, evitar que fiquem escondidas para sempre. Gostaríamos que ela o tivesse feito antes, mas ela chegou-se à frente e acabou por fazer a coisa certa”, disse Syed.

É esperado que Walter, agora com 63 anos, receba quase US $ 2 milhões pelo seu encarceramento injusto. O estado oferece US $ 50.000 para cada ano de prisão, mas isso ainda pode levar vários meses a acontecer.

Para ajudar Walter a cobrir os custos de moradia e alimentação nos primeiros tempos, a Michigan Innocence Clinic criou uma campanha de angariação de fundos no GoFundMe.

Nada vai devolver o tempo perdido a Walter, como tanto merecia, mas esperamos que consiga aproveitar a vida ao máximo a partir de agora.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh