Emocionante

“Você será sempre a minha inspiração”: filha escreve homenagem emocionante ao pai que sofre de Síndrome de Down

Ninguém tem um relacionamento perfeito com os pais. Todos nós discutimos com eles e temos vergonha deles quando somos crianças, mas geralmente, quando crescemos, aprendemos a apreciá-los mais e perceber que eles fazem o que fazem porque nos amam.

Richie Anne Castillo teve um relacionamento complicado com o seu pai ao crescer. Quando ela era criança, sofria de bullying porque o seu pai é portador de Síndrome de Down. Agora, pelo seu 50º aniversário, Richie partilhou com o mundo tudo o que aprendeu a amar e apreciar sobre o seu pai no Facebook.

“Querido pai, hoje marca um momento muito especial e muito milagroso da tua vida. Fazes 50 anos hoje e sou tão abençoada por continuares a viver uma vida tão longa e linda. Os médicos ainda estão maravilhados com isso!”, começa a jovem.

Ela escreve que, embora ele não tenha Facebook, ela quer que “o mundo inteiro saiba” o quão orgulhosa ela está por ele ser seu pai. “Quero que o mundo inteiro saiba como és lindo por dentro e por fora”, explicou.

“Pai, demorei tantos anos antes de conseguir reunir coragem suficiente para enfrentar todos, porque nem todos podem saber toda a verdade e porque é muito confuso. Na escola primária, eu era atormentada e intimidada porque eles diziam que tu és diferente. Em criança, eu não te via como diferente, via-te como meu pai, não entendia porque é que eles faziam troça de mim e me chamavam de anormal.

Eu entendi mais tarde, e isso fez de mim uma cobarde. Mas tu mereces mais do que a filha cobarde que eu sou. Mereces amor, compreensão, paciência e aceitação como qualquer pessoa com Síndrome de Down. Aqui estou eu, a escrever uma saudação de aniversário para ti porque eu nunca fiz tal coisa. E tu mereces muito mais. És o ser humano mais forte e mais corajoso que conheço”, continuou Richie.

O seu pai já passou por muitas cirurgias e vive com certas limitações, mas nunca teve medo e praticamente nunca se queixa.

“Colocas sempre um sorriso no rosto após um longo dia no centro de diálise, ou após um episódio de hipoglicemia. És o mais corajoso porque já passaste por tanta coisa e nunca, nem mesmo uma vez, tiveste medo. Não consigo imaginar colocar-me no teu lugar. Ouvir “Kapoy na” (“estou cansado”) ou “Sakit kaayo” (“isso dói muito”) fez-me chorar por dias e não aguentava mais voltar ao hospital”, conta a jovem.

Ele passou por muitas coisas ao longo da sua vida, principalmente dores, e Richie sente-se muito mal por ter sido uma “filha ausente” em muitas das suas lutas.

“Se há uma coisa de que me arrependo, é esconder-te da minha vida, porque ainda sou a mesma criança que tinha medo de ser intimidada. Mas amo-te mais do que alguma vez poderás imaginar, pai, e sou sempre inspirada por ti. Inspira-me o quanto amas o Senhor e passei a amar o Senhor por mim mesma, e o quão incrivelmente inteligente és.

Todos te adoram e tu sabes disso. Tu consegues sempre colocar um sorriso no rosto de todos, e arrancar-lhes uma gargalhada. Também irritas muito as pessoas, mas nós amamos-te de qualquer maneira. Eu entendo que tens dias bons e dias maus, como qualquer um de nós. Podes ser mau às vezes e afastar todo o mundo, inclusive a mim, mas tu és tu próprio e está tudo bem.

Eu poderia continuar a falar sobre ti, mas demoraria muito. Feliz 50º aniversário, papá! Obrigada por dizeres sempre que sou a tua única menina, porque sempre serei. Sou forte e corajosa por tua causa e amo-te muito. Acho que agora sou suficientemente grande para me defender dos “valentões”. Com muito amor, a tua filha”, concluiu Richie.

A linda e emocionante publicação tornou-se viral rapidamente, e choveram comentários de amor, apoio e compreensão. Nenhum relacionamento de pai e filho é perfeito o tempo todo, mas se houver uma base de amor, é tudo o que importa.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh