Histórias

Vizinhança transforma beco sujo e abandonado em belo espaço de convivência para todos

Os vizinhos desta comunidade uniram-se para transformar um beco infestado de ratos e moscas num espaço comunitário vibrante com lugares para sentar e decorações alegres.

Ervas daninhas cobriam a parede e eletrodomésticos de cozinha abandonados estavam espalhados pelo beco em Birkenhead, Wirral, que permaneceu intocado por anos.

Mas um grupo de 20 moradores locais decidiu intervir, e todos se esforçaram para livrarem o lugar de sujidade, vermes e excrementos e transformá-lo num espaço comunitário, com mesas e cadeiras, vasos de plantas e flores.

Após 6 semanas de trabalho árduo, os moradores de toda a comunidade podem sentar-se e aproveitar o beco pela primeira vez em anos.

O beco tinha-se tornado um depósito de eletrodomésticos em desuso, enquanto as ervas daninhas cobriam as paredes dos quintais das pessoas.

Janet Hardman, uma das coordenadoras do projeto que morava na área há 22 anos, disse que a ideia partiu de uma conversa com os vizinhos.

“O beco estava uma bagunça absoluta – havia moscas, esterco de cachorro, ratos, camundongos e anos de ervas daninhas. Entrámos em contato com o nosso vereador local, que por sua vez nos colocou em contacto com a Agência do Meio Ambiente. A Agência doou plantas e vasos de flores para ajudar”, conta Janet.

“Comecei a distribuir panfletos aos vizinhos e houve muita adesão. Cerca de 20 vizinhos trabalharam no projeto durante 6 semanas todos os sábados de manhã. Todos nós fizemos a nossa parte. Algumas pessoas trouxeram casinhas de pássaros de madeira, bancos, cadeiras, cestos suspensos e muitos deles foram reciclados”, acrescentou.

“Agora, estamos a incentivar as pessoas a ajudar relativamente às necessidades dos cães com a instalação um dispensador de sacos grátis para que ninguém tenha desculpa para não as apanhar”, explicou Janet.

O beco, com pinturas murais coloridas, assentos e decorações, agora é um espaço comunitário para todos os moradores que trabalharam juntos no projeto e formaram laços estreitos.

“Moro aqui há 22 anos e, como resultado deste projeto, estou a falar com pessoas com quem nunca falei. Isto realmente elevou o espírito da comunidade e agora podemos sentar e conversar – é incrível e estamos muito felizes com os resultados. O beco não era tocado há anos, então há uma grande diferença”, concluiu. PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh