in

Veja porque é que as crianças deveriam fazer os trabalhos de casa sozinhas

O início da vida escolar é muito importante para a formação, desenvolvimento e futuro das crianças, pelo que os pais devem ser o mais conscientes possível.

Por mais que seja tentador ajudar os mais pequenos a estudar, a verdade é que é muito melhor para eles saberem fazê-lo sozinhos.

Os primeiros anos de escola são essenciais no estabelecimento de um método de estudo, de preferência sem ajuda dos pais.

No geral, a partir dos 6 anos, os mais novos começaram a perceber que têm de fazer os trabalhos de casa para terem boas notas. Contudo, há crianças mais precoces que outras, e os pais devem certificar-se que estas estão preparadas para ser autónomas e independentes na sua vida académica.

Os pais devem incutir a responsabilidade de fazer os trabalhos sozinhos, num lugar silencioso e confortável, podendo ocasionalmente recorrer aos pais para alguma orientação.

São várias as vantagens de aprender a fazer os trabalhos de casa sozinha para o crescimento da criança, tais como:

  • Estudar será mais motivador devido à regularidade e disciplina desenvolvida pelo estudo autónomo;
  • Autoestima obtida através do cumprimento de objetivo definidos;
  • Capacidade de organização no estudo reflete-se em autonomia nas mais variadas áreas da vida no dia-a-dia.

Para isto, deve começar por estabelecer uma rotina diária com horário fixo para a criança realizar os trabalhos de casa, e alternar os tempos de estudos com intervalos de lazer. O ambiente de estudo deve facilitar a concentração e ser tranquilo.

Embora seja importante saberem fazer os trabalhos de forma independente, é normal que precisem de ajuda, pelo que os pais devem agir como um guia e aconselhar sobre formas de estudo.

Criança de 10 anos canta clássico de forma tão perfeita que os jurados a chamam de superestrela

Professor obriga estudantes a trancar os seus telemóveis e desencadeia um movimento nacional