Curiosidades

Vantagens de ser mãe a partir dos 40

Até alguns anos atrás, falar sobre as vantagens de ser mãe depois dos 40 anos era improvável, pois complicações durante o parto, riscos para a vida da mãe e possibilidades de aborto são apenas alguns dos problemas mais conhecidos. Hoje em dia, as previsões são muito mais positivas.

Estudos recentes mostraram que, com consultas mensais e cuidados adequados, não deve haver problemas. Muitos mitos foram descartados graças aos avanços da medicina e uma maior divulgação dos estudos pré-natais, e assim muitas mães puderam ver os seus sonhos tornar-se realidade.

Portanto, é essencial pensar sobre as muitas vantagens de ter um bebé depois dos 40 anos. Tanto física quanto mentalmente, as mudanças que ocorrem com a chegada de um bebé são muito mais benéficas do que imagina.

De seguida, deixamos uma lista das vantagens a nível fisiológico:

  • Melhoria das habilidades mentais

Há um aumento da acuidade mental, associada à resolução de problemas e melhoria das capacidades verbais. Segundo estudos publicados no Journal of American Geriatrics Society, isso deve-se às hormonas da gravidez.

Uma delas, a progesterona, é responsável pelo desenvolvimento do tecido cerebral, e a outra, o estrogénio, é muito benéfica para a estrutura cerebral.

  • Dieta e vida saudável

Mais tarde, a dieta é geralmente muito mais saudável do que a de uma mulher mais jovem. Aumenta a atenção para alimentos de qualidade, e claro, como a alimentação pode afetar o feto e o próprio corpo. Está-se mais ciente dos riscos e por isso cuida-se mais da saúde.

Agora, as vantagens a nível mental:

 

  • Estabilidade laboral e financeira

A partir dos 40 anos, geralmente tem-se emprego e a estabilidade económica. Existe a tranquilidade de poder criar o bebé sabendo que não lhe vai faltar nada. Os objetivos de trabalho já foram alcançados, e é quase impossível para uma criança influenciar negativamente as suas ambições.

  • Equilíbrio mental e emocional

Está mais preparada para enfrentar a gravidez e a nova vida de mãe, pois a idade deu-lhe maturidade e experiência de vida. Tem uma paz que uma mulher mais jovem ainda não adquiriu, por isso não vai deixar que coisas pequenas a abalem.

Infelizmente, muitas jovens mães acabam por culpar os seus filhos, porque olham para trás e acreditam que perderam grandes oportunidades de viver a juventude e que é culpa dos filhos. Essa situação, que além de egoísta é injusta, é sentida desta forma por muitas mulheres.

Uma das vantagens de retardar a maternidade é que isso elimina o risco de sofrer essas mesmas frustrações. Quando uma mulher com mais de 40 anos decide ser mãe, é porque sente que já viveu as coisas que queria viver e quer dar outro passo na sua vida.

É raro que o bebé tenha sido resultado de uma decisão rápida e de pouca reflexão, logo não há inseguranças ou dúvidas que possam surgir como é tão característico noutras idades mais jovens.

De seguida, deixamos algumas notas para ter em mente:

  • Se decidiu ser mãe depois dos 40, é essencial consultar o ginecologista e um médico de clínica geral;
  • É muito importante fazer check-ups todos os meses e estar ciente da condição do bebé;
  • Nesta idade, a facilidade de engravidar diminui – não é impossível, mas não deve ser descartado o recurso a outros métodos, como a reprodução assistida;
  • A energia é menor do que antigamente, embora isso não tenha que ser um problema.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh