Curiosidades

Um alerta das autoridades: se alguém te ligar a perguntar isto, tem cuidado com o que respondes!

Hoje vamos alertá-lo para uma nova fraude iniciada nos EUA, feita através de uma chamada, cujo objetivo é fazer a pessoa do outro lado dizer “sim”.

Segundo a FCC (Federal Communications Comission), quem faz a chamada pergunta se a outra pessoa está a ouvir. Naturalmente, esta responde afirmativamente, e a partir daí pode correr grandes riscos.

Um exemplo disso é Teresa Thomas, uma mulher de 49 anos residente no Minnesota, que atendeu o telemóvel e ouviu uma voz do sexo feminino e jovem a rir. “Oh, não achei que alguém fosse responder. Está a ouvir-me?”, perguntou essa voz.

Apesar de ouvir, Teresa fez questão de não responder à pergunta de forma direta, e após pouco tempo apercebeu-se de que se tratava de uma voz gravada. De imediato, Teresa desligou a chamada, bloqueou o número de telefone e procurou informações online sobre o sucedido.

De acordo com a FCC, estas pessoas fazem-se passar por empresas fidedignas, apresentando falsas propostas aparentemente aliciantes, e gravam as chamadas.

Depois do “sim”, o servidor fica com a sua assinatura vocal e é estabelecido um contrato oral enganoso. Quem está do lado de lá tenta fazê-lo falar de modo a criar este contrato, a partir do qual você compra algo sem conhecimento de causa.

Gosto desta publicação -->

Posteriormente, a empresa tem o registo da sua voz para provar a existência de um acordo. Para evitar que isto lhe aconteça, evite atender chamadas de números anónimos e espere que a pessoa deixe mensagem de voz, crie um grupo de contactos a “não responder” no telemóvel e desligue a chamada se desconfiar que está a falar com uma voz previamente gravada.

PARTILHE, é importante!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh