Emocionante

Três amigas incríveis celebraram 100 anos de amizade e diversão este ano

Todas da mesma cidade, Dorothy Buchanan, Dorothy Murray e Dorothy Kern – também conhecidas como as Three Dots (Três Pontos) – comemoraram recentemente um marco importante! Chamá-las de amigas de longa data seria um eufemismo, uma vez que celebraram 100 anos de amizade.

O mundo era um lugar diferente quando as 3 amigas nasceram, em 1919, em Auburn, Maine. Woodrow Wilson era presidente, as mulheres tinham acabado de conseguir o direito de voto, e de acordo com a Administração da Previdência Social, uma menina nascida em 1919 tinha 1,9% de chance de viver até aos 100 anos.

As 3 amigas formaram-se na mesma escola em 1937 e, desde então, partilharam muitos momentos marcantes juntas, como o falecimento de colegas, maridos e, infelizmente, até alguns filhos. Ainda em Auburn, duas delas continuam a morar nas mesmas casas, que pertenciam aos pais.

Estas mulheres notáveis ​​viveram alguns dos períodos mais difíceis da história mundial. Depois de se formar no Bates College, Dot Kern, a mais jovem, trabalhou no Lewiston Sun Journal, onde conheceu o marido. Ela teve a emoção de anunciar o fim da Segunda Guerra Mundial numa manchete gigante na janela do escritório do jornal em frente à rua. Então, obteve um segundo diploma em Biblioteconomia pelo Colby College e trabalhou como bibliotecária na escola local.

Dot Buchanan trabalhou na Cruz Vermelha Americana durante a Segunda Guerra Mundial como secretária executiva, depois de se formar na faculdade de administração. O marido dela estava no Havai e ela temia sempre ver o nome dele nas listas de vítimas. Mais tarde, encontrou um emprego como contabilista. “Isso era esperado das mulheres. Bem, antes as mulheres nunca trabalhavam, mas depois da guerra era esperado que trabalhassem… mas eu gostei. Sempre gostei de tudo o que fiz”, disse.

Dot Murray ainda se lembra das dificuldades da Grande Depressão, uma recessão económica mundial que começou em 1929 e se prolongou até o final da década de 1930. Comia sanduíches de pickles da época da Depressão – pickles doces com maionese entre duas fatias de pão. “Os tempos foram difíceis no início dos anos 30, mas conseguimos”, conta.

Mais tarde, trabalhou como secretária e ajudou o marido a administrar os seus negócios. No seu 100º aniversário, Murray recebeu a chave da cidade pelo prefeito de Auburn. “Eu pensei que fosse algo em grande, Mas Dot Buchanan diz que não abre nada”, conclui.

Os “Três Pontos” estão unidos por um amor comum pela leitura e pela música. Murray consegue tocar piano de ouvido, e todas gostam de cantar, embora Kern tenha deixado de participar do coro da igreja este ano com medo de cair e magoar-se.

Para além disso, as 3 amigas também têm fé para guiá-las. “Não tenho medo da morte. Mas não quero dor”, disse Buchanan.

Quando se reúnem, fazem sempre a pergunta inevitável: “como estás?”, e ao fim do 100º ano, todas parecem estar a sentir-se bem e saudáveis.

Murray declarou: “Não tenho dores. Conduzo e faço tudo como sempre”. Buchanan ficou francamente surpreendida, questionando: “porque é que permitem que conduzas aos 100?”

“Porque não sofri nenhum acidente. Eles não podem parar-me. Ainda sou uma excelente condutora”, respondeu Murray prontamente.

Buchanan e Kern dizem que conduzir foi a atividade mais difícil de abandonar na velhice, pois significou a perda da sua independência e o aumento da dependência das suas famílias.

Depois de viver 100 anos, as amigos têm alguns conselhos valiosos para partilhar. “O tempo nunca abranda”, disse Kern, que aconselha as pessoas a desacelerar e prestar atenção a questões globais como as mudanças climáticas.

Buchanan anseia por tolerância, dizendo: “Aceite as outras pessoas pelo que elas são”. Murray ecoou os seus sentimentos, com uma preocupação particular com as visões políticas polarizadoras que prevalecem no país.

Com 300 anos no total, estas três mulheres são um verdadeiro testemunho da resistência e da alegre longevidade da amizade.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh