Emocionante

Todos os dias este homem canta para a esposa com Alzheimer

Esta é a história de Lúcio Yanel, um violinista, cantor, compositor, ator e folclorista original da Argentina, que emigrou para o Brasil há mais de 30 anos. Já no Brasil, Lúcio casou com Sueli, com quem está há 25 anos.

Infelizmente, a sua esposa foi diagnosticada com Alzheimer há cerca de 11 anos, encontrando-se agora na pior fase da doença.

Atualmente, Sueli não é capaz de falar, andar, nem mesmo alimentar-se sozinha, pelo que passa a maioria dos dias deitada na cama, a chorar.

A única coisa que a consola e anima é ouvir Lúcio tocar e cantar para ela. Nesse momento, para logo de chora e fica apenas a desfrutar daquilo que ouve.

Recentemente, a fotografia adorável de Lúcio a fazer uma serenata à esposa tornou-se viral nas redes sociais.

“Já faz alguns anos que o maldito Alzheimer me vai roubando a minha amada companheira. Para ela me sentir ao seu lado, faço-lhe serenatas diárias. Ela é Sueli de Fátima, amada companheira, és o meu melhor público”, escreveu Lúcio na descrição.

Embora tenha sempre mantido a discrição relativamente à saúde da sua mulher, Lúcio cansou-se de mostrar às pessoas apenas os momentos bons, e admitiu estar a viver uma situação muito difícil. O que ele não esperava era a gigante onda de apoio que a sua publicação originou…

“Eu nunca pensei que ele fosse publicar aquela imagem, porque o meu pai é artista, está sempre bem vestido nas fotografias e naquela estava sem camisola. Mas ele disse-me que não havia problema em estar assim, porque queria partilhar aquele momento real”, disse Pedro Giles, o filho mais novo do casal.

“Desde que a minha esposa foi diagnosticada com Alzheimer, faço-lhe serenatas praticamente todos os dias. Fiz isso de forma intuitiva, para alegrá-la. Depois, descobri que é uma boa forma de aliviar os sintomas da doença. Os médicos disseram que o choro é um dos sintomas que pacientes com Alzheimer avançado apresentam – às vezes, ela chora porque algo a incomoda e conseguimos resolver logo o problema. Outras vezes, não há nenhum motivo. Mas sempre que ouve as serenatas, ela para de chorar, por isso posso dizer que ela gosta das minhas canções”, disse Lúcio.

Para consegui cuidar de Sueli, Lúcio abdicou de uma parte da sua longa carreira como músico. “Preciso de cuidar dela, não a posso deixar sozinha”, diz. Embora ainda faça alguns espetáculos pelo país, reduziu bastante o número.

“Tudo aponta para que esta doença não tenha cura. Não posso esperar muita coisa. Espero que a medicina avance e encontre respostas no futuro. Hoje, quero ajudá-la a não sofrer tanto. Mas não quero nenhum medicamento que a deixe adormecida e, praticamente, morta, porque não quero vê-la assim. Mesmo com todas as dificuldades, jamais vou pensar que quero que Deus a leve. Por mais difícil que seja, quero que ele deixe a minha esposa aqui comigo, porque eu me encarrego de cuidar dela”, concluiu Lúcio.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh